Cidadeverde.com

Peritos de Brasília desembarcam em Teresina para analisar inquérito

Imprimir


Desembarcaram em Teresina às 11h30 desta terça (18) os peritos destacados do Distrito Federal para ajudar o Ministério Público do Piauí na elucidação do Caso Fernanda Lages. Segundo o perito Antônio Jorge Lunard, eles ainda irão se inteirar do caso para fazer tudo que for solicitado pelos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha.

Fotos: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Perito Antonio Lunard e perito auxiliar Moizés Marques Filho

Italic"A gente não conhece o caso, mas vamos analisar e ver o que é conveniente ser feito. O perito trabalha tecnicamente. Não depende da polícia e nem do Ministério Público, mas sim da sua consciência", disse o perito ao ser informado das contradições existentes entre polícia e MP neste caso.


O perito informou que ainda não sabe se será necessário visitar o local do crime, a obra do MPF. Porém, se for conveniente, eles irão.



Lunard confirmou que a permanência deles é até a tarde de quinta e, se necessário, poderá retornar à capital do Piauí.


O perito informou ainda que já tem experiência em casos semelhantes, como o Ana Elizabeth Lofrano, em 1992. O marido da vítima, João Carlos Alves dos Santos, foi preso como mandante e tornou-se peça central de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em que revelou a rede de corrupção comandada pelos "Anões do Orçamento". Na época, o senador Eduardo Suplicy foi até os Estados Unidos atrás do suspeito, lembrou o perito.

Promotores chegam ao aeroporto


Os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha esperam no aeroporto Petrônio Portella o desembarque dos peritos Antonio Jorge Lunard e Moizés Marques da Silva Filho, perito auxiliar, que chegam a Teresina nesta manhã.



Segundo Ubiraci Rocha, os peritos irão receber uma cópia do inquérito e do laudo cadavérico de Fernanda Lages Veras. Os documentos foram entregues na manhã de hoje ao Ministério Público. São 50 páginas de laudo, a maioria contendo fotografias que mostram as lesões no corpo da estudante.


Falta ainda o laudo da perícia do local do crime, que ainda não está pronto. De acordo com o promotor, o Instituto de Criminalística depende dos exames de DNA que virão da Paraíba para fazer a conclusão.


Os peritos permanecem em Teresina até a tarde de quinta-feira (20).


"Cada uma dessas cópias será repassada para eles. Além de analisar esses documentos, os peritos irão repassar informações. Nossa expectativa é que eles tirem nossas dúvidas e inquietações e orientem a promotoria. Não temos o objetivo de confrontar com o trabalho já realizado", disse Ubiraci.


Os peritos serão levados ao local do crime e irão entregar um relatório com o parecer para o Ministério Público. Antonio Lunard é diretor do Instituto de Criminalística do Distrito Federal e atualmente é contratado do MP de Brasília e foi cedido "gentilmente" para o MP do Piauí.


Matérias relacionadas
Cico faz perícia em notebook de ex-namorado de Fernanda Lages
Antônio Nolêto concede relaxamento de três prisões no inquérito Fernanda
Policiais fazem buscas na casa do ex-namorado de Fernanda Lages
Promotores pedem cópia do inquérito e convocam perito do Distrito Federal



Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais