Cidadeverde.com

Wilson pede verba para aeroporto de São Raimundo Nonato

Imprimir

O governador Wilson Martins esteve reunido nesta quinta-feira, 20, em Brasília, com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para tratar da liberação de recursos para obras turísticas no Piauí. Na reunião, Sílvio Leite apresentou uma pauta com cerca de 20 projetos, onde a maioria está em andamento. “Nossa pauta trata basicamente de obras do Prodetur, onde parte delas já foi iniciada e precisa da confirmação de recursos para ser finalizada. São obras importantes porque contemplam vários municípios que se destacam turisticamente, como Pedro II, Parnaíba, Ilha Grande e Coronel José Dias”, disse o secretário.


O governador Wilson Martins solicitou do ministro Gastão Vieira empenho na liberação da emenda parlamentar de cerca de R$ 22 milhões que o deputado Paes Landim destinou para cinco obras em São Raimundo Nonato. Entre essas obras está a finalização da estação de passageiros do aeroporto de São Raimundo Nonato e a construção de um centro de convenções.


“O Piauí quer consolidar o turismo na região de São Raimundo Nonato e por isso sabemos da importância da conclusão do aeroporto, que vai abrir as portas da Serra da Capivara ao mundo. Nesse sentido, pedimos apoio do ministro para garantir de imediato a liberação de cerca de R$ 8 milhões da emenda do deputado Paes Landim, que serão destinados para concluir a estação de passageiros”, disse o governador.


Na reunião, o ministro também tratou de obras conveniadas através do Prodetur no ano de 2009 e que precisam de garantias do ministério para que os convênios permaneçam. O secretário Sílvio Leite disse que entre esses convênios estão obras importantes como a urbanização da orla do Rio Igaraçu, em Parnaíba, a estruturação turística do Açude Joana e a urbanização do Porto dos Tatus, em Ilha Grande.


Rota das Emoções terá tratamento diferenciado


Um dos pontos considerados positivos na reunião que aconteceu nesta quinta-feira (20) entre o governador Wilson Martins, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e os demais gestores do Piauí foi o compromisso do ministro em priorizar a Rota das Emoções.


O primeiro consórcio público na área do turismo foi criado em 2008 pelo Piauí, Ceará e Maranhão para desenvolver as regiões do Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses. A partir de então, várias ações estratégicas foram tomadas com o intuito de integrar o turismo dos três estados.


O secretário Sílvio Leite disse que a Rota das Emoções agradou tanto ao trade como aos turistas, que foi, inclusive, premiada pelo Ministério do Turismo como o melhor roteiro do Brasil, durante o 4° Salão Nacional de Turismo em 2009.


O ministro expressou o reconhecimento da Rota das Emoções como um produto original em sua proposta de gestão e por seu poder de integrar uma diversidade maior de roteiros. “Vamos convocar uma reunião técnica com os secretários de Turismo dos três estados e os prefeitos da região para levantar as demandas e os projetos que estão em andamento como forma de investir corretamente para alavancar esse roteiro”, disse o ministro.


Segundo Sílvio Leite, o estado do Maranhão, que estava afastado da Rota das Emoções desde que a governadora Roseana Sarney assumiu, já confirmou que retomará o consórcio.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais