Cidadeverde.com

Empresário revela: "Desonestos prejudicam mercado energético"

A descoberta, por técnicos da Eletrobras, de aparelhos instalados em apartamentos do conjunto habitacional Alô Teresina com a finalidade de fraudar a conta de energia, acendeu o sinal vermelho entre os empresários que atuam com aparelhos de eficiência energética no Piauí.


"A notícia que li no portal Cidade Verde deste sábado serve para fazer um alerta à população: é preciso atenção para não permitir que pessoas desonestas instalem equipamentos em caixas de medição de energia, com o intuito de fraudar a Eletrobras", comenta o empresário Hélio Medeiros, dono da Economic Luz, empresa que atua em vários Estados com equipamentos instalados adequadamente, fora das caixas de medição, e que servem para economizar luz através de seu uso sem desperdício.

"Nossa empresa, por exemplo, não vende os equipamentos citados na reportagem e nem permite que funcionários façam instalação inadequada, desonesta", esclarece o empresário, ressaltando que é preciso separar quem atua com seriedade daqueles que somente atuam de porta em porta, oferecendo serviços ilegais. 

Segundo o técnico da Eletrobras Carlos Petrônio, o aparelho descoberto dentro das caixas de medição é conhecido como Poupe Luz e foram constatadas duas irregularidades: o aparelho desvia 50% de energia e está instalado dentro da caixa de medição. Somente a Eletrobrás pode mexer na caixa de medição.

"A população deve procurar empresas conhecidas no mercado, que tem sede e contatos fixos, que os consumidores residenciais e industriais já conhecem, para evitar riscos de fraude", pontua Hélio Medeiros.



Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais