Cidadeverde.com

Ainda 100%, judô do Brasil ganha 2 ouros e 2 bronzes no Pan

Imprimir
Quatro lutas, quatro vitórias por ippon. Foram necessários menos de oito minutos de combate para que quatro golpes perfeitos dessem ao Brasil mais quatro medalhas pan-americanas no judô nesta quinta-feira. Ouro para Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, bronze para Mayra Aguiar e Maria Portela.





Como a delegação brasileira havia faturado três medalhas (uma de cada cor) no primeiro dia de disputas do judô em Guadalajara, segue firme a meta de todos os judocas do País subirem ao pódio no México.


Cada vitória teve seu gostinho especial. A de Tiago Camilo, última do dia, aconteceu sobre o cubano Asley Gonzalez, após apenas 1min44 de luta, com um belíssimo ippon. A medalha na categoria até 90kg pode ser decisiva na disputa entre os dois países pela segunda colocação no quadro geral de medalhas no Pan. Sentido com a derrota, o cubano se negou a cumprimentar o brasileiro ao fim da luta - acabou sendo ''obrigado'' pelo árbitro.


Para Leandro Guilheiro, a vitória sobre Gadiel Miranda (na categoria até 81kg), também com um ippon, após 2min01 de luta, foi mais uma vitória pessoal. Diferentemente de Camilo, campeão no Pan do Rio, Leandro ficou com a prata há quatro anos e saiu daquela competição com dores nas costas que atrapalharam seu desempenho por um longo período. O ouro também encerra uma sina do brasileiro: a de sempre subir ao pódio em competições importantes, mas nunca no lugar mais alto.


A primeira medalha brasileira do dia no judô veio com Maria Portela, na categoria até 70kg. A brasileira precisou de 3min43 para conseguir um ippon sobre Katheleen Helen Sell, dos Estados Unidos, e conquistar a medalha de bronze no seu primeiro Pan. O ouro na categoria foi para a cubana Onix Cortes. "Este é meu o meu décimo segundo pódio em quinze competições (no ano). Isto é ótimo e esta medalha é muito importante para mim", comemorou Portela.


Logo em seguida quem subiu ao tatame foi Mayra Aguiar. A quarta colocada no ranking mundial da categoria até 78kg - medalhista de bronze no Mundial de Paria - não teve nenhum trabalho para vencer a argentina Lorena Briceño, em apenas 27 segundos de luta, com um ippon. Medalha certa para o Brasil no Pan, a judoca deu azar de cair na mesma chave da norte-americana Kayla Harrison, terceira melhor do ranking mundial, e que a venceu na semifinal. Depois, a atleta dos EUA ficou com o ouro ao vencer a canadense Catherine Roberge.


"Deste Pan, eu levo para casa a experiência. Não deu para conquistar o ouro aqui, mas a medalha que eu mais quero é o ouro olímpico", comentou Mayra Aguiar, atleta de apenas 20 anos.



Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais