Cidadeverde.com

Governador diz que Defesa Civil teve surpresa positiva com chuvas

O governador Wilson Martins, durante o lançamento do edital de apoio aos arranjos produtivos locais, informou que a Defesa Civil do Estado foi surpreendida positivamente com as últimas chuvas. Segundo o governador, o órgão se preparava para emitir alerta de seca e foi surpreendido com chuva em 70% do território.

Fotos: Danieli Maciel


Agora, a Defesa Civil está atenta para organizar um procedimento em relação às chuvas. "Teresina não foi planejada efetivamente para grande quantidade de chuvas. A drenagem, a longo prazo, é superficial e o governo do Estado tem contribuído com a prefeitura para a construção de mais galerias. O prefeito tem razão em estar em alerta", disse o governador.


Arranjos Produtivos


O edital lançado hoje (03), através de parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, disponibiliza R$ 5 milhões para projetos apresentados por cooperativas e associações.


Cada arranjo terá valor máximo de R$ 150 mil nos setores de artesanato, turismo, leite e derivados, fruticultura irrigada e psicultura, apicultura, cajucultura, pesca artesanal, ovinocaprinocultura, confecções, opala, horticultura, cachaça, cerâmica, extrativismo da carnaúba e mamona.


"Essa pareceria meio a meio ajudará na agricultura familiar de várias cooperativas e associações de todo o Estado. É uma parceria diferente com o BNDES, em que já temos projeto de infraestrutura e social", declarou.



O diretor das Áreas de Inclusão Social e Créditos, Elvio Gaspar, participou da solenidade e também visitou outros projetos já desenvolvidos no Estado, que têm o banco como parceiro. É o caso do projeto Guardião Eletrônico, da Polícia Militar.


 

Diretor do BNDES, Élvio Gaspar.


"Nós temos apoiado vários projetos no Estado, até nacionais, como a Transnordestina. Mas estou bastante orgulhoso com o que vi na Polícia Militar, que instalou câmeras de segurança na cidade. Esse novo projeto, dos arranjos produtivos, também será eficaz em quantidade de famílias atingidas. Assim que estiver dando resultado, queremos ampliar mais. É um projeto técnico-econômico, que já tem mostrado sucesso em outros estados", declarou Elvio Gaspar.


Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais