Cidadeverde.com

Imepi fiscaliza comercialização de equipamentos elétricos em THE

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realiza até o dia 11 a Operação Especial Segurança Elétrica. O objetivo é verificar estabilizadores, plugues, tomadas, adaptadores e reatores de uso doméstico que estejam fora do padrão exigido pelo Inmetro. A certificação compulsória desses itens garante o mínimo de segurança, evitando acidentes domésticos.


Os produtos irregulares são apreendidos imediatamente pelos fiscais e o comerciante tem um prazo de 10 dias para que seja apresentada a nota fiscal de origem dos mesmos. Caso não apresente, o comerciante será responsabilizado pela infração e o fabricante poderá receber uma multa que varia de 1 a 60 salários mínimos.


De acordo com a metrologista Maria José Silva, antes, ao encaixar o plugue na tomada, o usuário entrava em contato com os pinos do plugue, que ficavam em contato com a parte viva da tomada, acarretando risco de choques elétricos. Com o modelo padrão, os consumidores não correrão mais esse risco, principalmente as crianças.  Além disso, os novos plugues e tomadas promovem adaptação de voltagens diferentes que existem no Brasil e ajudam a combater o desperdício de energia.


“É importante destacar que os eletrodomésticos fabricados a partir deste ano já possuem o pino de aterramento (terceiro pino) mas o consumidor poderá utilizar um adaptador até que as tomadas residenciais sejam substituídas”, disse Maria José.
Até agora foram verificadas onze lojas de material elétrico e de construção, onde foram apreendidos 21 tipos de plugues e 7 tipos de tomadas.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais