Cidadeverde.com

Secretário da Fifa admite meia entrada para estudantes na Copa

Imprimir
Em um encontro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (8) para discutir a Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, afirmou nesta terça-feira (8) que estudantes e idosos poderão ter quase um quarto das entradas nos estádios na primeira fase do mundial, com exceção da partida de abertura. Ele disse ter discutido o assunto com a presidente Dilma Rousseff e o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.


O deputado federal Vicente Cândido, relator da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, afirmou nesta segunda-feira, após conversa com Jérôme Valcke, que vai incluir no texto da norma a permissão para venda de bebidas alcoolicas nos estádios de futebol e arredores durante as partidas válidas pela Copa do Mundo de 2014.


Este é um dos pontos de contrariedade entre a Fifa e o governo brasileiro. Pelo Estatuto do Torcedor e segundo as legislações de alguns Estados do país, não é permitido a venda de bebida alcoolica nas arenas esportivas e em seus entornos. A Fifa, que tem como uma de suas principais patrocinadoras a Inbev, cervejaria multinacional, pressiona o país para que esta probição seja derrubada.


Valcke admitiu que a Fifa “não gosta da ideia” da meia-entrada, como exige a legislação brasileira. Mas disse que a criação de uma categoria especial, assim como aconteceu na África do Sul, viabilizaria a entrada de estudantes por esse preço reduzido em pelo menos 12% dos assentos disponíveis em cada partida. Outros 12% poderiam ser dedicados aos idosos. O preço da entrada fase de grupos partiria de US$ 25 – R$ 43 em valores atuais.


“Não queremos mexer na lei nacional (que garante meia-entrada aos estudantes). Dissemos à presidente que temos um problema técnico, não financeiro. Em vez de haver diferentes grupos com direito a meia-entrada, propus que implantemos uma categoria 4, especial, reservada apenas para os brasileiros. Trabalharemos com o governo brasileiro para assegurar, inclusive, acesso a estudantes dentro dessa categoria”, disse.


Uma das razões para as restrições, disse Valcke, é o preço dos ingressos de Copa do Mundo no mercado negro. Dirigentes da Fifa, em especial o ex-vice-presidente Jack Warner, são acusados de ganharem milhões de dólares comercializando entradas no mercado negro. Documentos obtidos pela BBC apontam que Warner foi obrigado a restituir a entidade por causa disso.



Críticas ao Brasil



Também presente no encontro, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, foi sucinto. Disse apenas que a livre entrada de funcionários da Fifa no Brasil e as isenções fiscais aos patrocinadores da entidade “não fazem parte de uma discussão ideológica ou de soberania, mas sim de flexibilidade para um evento global e único”.


Vários deputados criticaram a Fifa e a CBF exatamente por isso nas últimas semanas. Com a expressão fechada por quase duas horas, Teixeira cobrou os parlamentares para acelerarem a aprovação da Lei Geral da Copa. “A democracia é saudável, mas o tempo não está mais ao nosso lado. O Brasil tem um compromisso com a Fifa e agora tem o dever de fazer uma Copa inesquecível”, afirmou.


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que espera votar a legislação ainda neste ano. Ele receberá os dirigentes ainda nesta tarde. Valcke pediu colaboração do meio político e rejeitou as acusações de que a Fifa está aumentando suas exigências em relação ao Brasil. “Nunca exigimos garantias suplementares às pedidas ao presidente Lula. Não mudamos nada, nem uma palavra”, disse. "Nós decidimos viabilizar que as equipes viajem pelo Brasil, ao contrário do que aconteceu na África do Sul. Não damos declarações pelo prazer de dar declarações. Viajar no Brasil não é fácil.”


Questionado por um deputado, o secretário-geral da Fifa disse que estudará restrições à venda de bebidas nos estádios da Copa. Uma cervejaria comprada recentemente pela belgo-brasileira InBev está entre as principais patrocinadoras do evento. “Não vou assumir compromisso de que não será vendido álcool nos estádios, mas esse pedido será levado em consideração. Sei que essa resposta não é satisfatória, mas é a que posso dar”, disse.


O secretário-geral da Fifa também se comprometeu a aplicar princípios transparentes para conceder credenciamento a jornalistas. “Não haverá nenhum sistema diferente de credenciamento”, disse. Em entrevista à revista “Piauí”, Teixeira afirmou que poderia cometer “as maiores maldades” para dificultar o acesso de veículos de comunicação críticos a ele.



Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais