Cidadeverde.com

TRE faz mutirão para votar 44 processos contra prefeitos do Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí realiza nesta segunda-feira (14) um mutirão para votar 44 processos de cassação de prefeitos de cidades pelo interior do Estado. Há menos de anos das novas eleições municipais, já foram cassados 52 gestores. 


A corte piauiense ganhou o status de ser o tribunal eleitoral brasileiro que mais cassou prefeitos desde as últimas eleições municipais, realizadas no ano de 2008. Nesta segunda foi cassado o diploma do prefeito de Palmeira do Piauí, Joca Cruz, por sufrágio de votos.

A sessão continua pela tarde. O prefeito de Landri Sales, Joedson Alves Rodrigues, está sendo julgado. Ele é acusado de ter sido favorecido pela realização de três showmícios no pleito passado que teriam sido pagos por sua mãe. 

Até o momento, o TRE gastou algo em torno de R$ 190 mil com a realização de eleições suplementares. Os prefeitos que forem cassados ainda neste ano de 2011 serão escolhidos pelo povo. Os processos apreciados já em 2012 passaram por votação indireta.

Segundo o advogado da Associação dos Prefeitos do Piauí, Norberto Campelo, a justiça eleitoral foi criada para garantir igualdade entre os concorrentes a uma determinada prefeitura. Para isso, deve tomar medidas enérgicas.

“Esse título [de TRE que mais cassou prefeitos no Brasil] não nos orgulha, mas a justiça tem que garantir a igualdade. Se houve algum erro, ele deve ser corrigido. Essa situação deve servir como lição para os candidatos já que outra eleição se aproxima”, disse o bacharel.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral, outros 70 processos pedindo a cassação de prefeitos pelo Piauí estão ainda em primeira instância, nas zonas eleitorais de cada município e devem ser apreciados pela justiça.

“Não basta ganhar as eleições. Tem que ganhar de forma lícita”, defendeu Norberto Campelo.

Com informações de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais