Cidadeverde.com

Campanha de prevenção ao câncer de pele inicia hoje

Imprimir
No sábado, dia 26 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) oferecerá atendimento gratuito simultâneo em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo mais comum no Brasil. A cidade de Teresina recebe pela 12ª vez a ação. Na capital piauiense, o local de atendimento estará localizado no Centro. 

A Campanha nacional, que entra em sua 13ª edição, será realizada das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.

“Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir. Para fugir da doença é necessário tomar muito cuidado. Primeiramente, evite tomar sol entre 10h e 16h (no horário de verão), proteja-se com roupas, chapéu, e, claro, filtro solar”, explica a coordenadora regional da Campanha, Ana Lúcia França da Costa. 

Na cidade de Teresina, estatísticas da SBD mostram que 73,32% da população se expõem ao sol sem nenhum tipo de proteção.

Durante a Campanha 2010, em Teresina, 386 pessoas foram atendidas e 12,18% diagnosticadas com câncer da pele. O câncer da pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). São estimados pelo Inca 113.850 novos casos somente neste ano, sendo a maioria para mulheres (60.440).

Tour de Prevenção

Desde o dia 03 de setembro, um caminhão percorre 10 mil quilômetros do Sul ao Norte do País oferecendo à população esclarecimentos e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele. A partida aconteceu em Florianópolis, cidade que sediou o 66º Congresso Brasileiro de Dermatologia. De lá, a primeira parada foi na cidade de São Paulo, com início aos atendimentos.

O caminhão volante percorre um trajeto que incluiu outras capitais como Palmas, São Luis, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. No dia 26 de novembro, o Tour será encerrado no Rio de Janeiro, quando diversas ações acontecerão simultaneamente em todo o Brasil.

Números da Campanha 2010 

Em 2010, a CNPCP atendeu a 32.310 pessoas, sendo que as mulheres foram a maioria, com mais de 20 mil atendimentos (62%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 168 postos de saúde. O Estado de São Paulo ficou à frente em número de assistências, com 9.681 consultas. Desse total, 1.043 pessoas (10,77%) apresentaram câncer da pele.

Já a cidade de Manaus teve o maior índice de incidência da doença. Do total de pessoas examinadas, 76,54% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 35,19% foram diagnosticadas com câncer da pele. No âmbito nacional, cerca de 300 indivíduos, o que corresponde a 0,9% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso.

Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2011, os números de atendimento de cada estado são computados e passam a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. A avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo.

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele
Data: 26 de novembro
Local de atendimento:
- Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas
Avenida Frei Serafim, 2352 - Centro (Em frente ao Hospital de Doenças Inf. Natan Portela)
Horário: 09 horas às 15 horas
Outras informações pelo telefone 0800-7013187 ou site www.sbd.org.br.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais