Cidadeverde.com

Vereadores negros recebem homenagem surpresa em sessão

Imprimir
Membros do poder Legislativo e integrantes de movimentos sociais de Teresina reuniram-se nesta sexta-feira (25) para sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na Câmara Municipal. Durante o encontro, o presidente da Casa Legislativa, vereador Edvaldo Marques (PSB), fez uma homenagem surpresa aos vereadores negros Rosário Bezerra (PT) e Pastor Levino de Jesus (PRB). Outras seis personalidades locais também foram homenageadas.


Segundo a vereadora Rosário Bezerra, proponente da solenidade, mesmo diante das conquistas já alcançadas pela comunidade negra no Piauí, faz-se necessária a continuidade do trabalho para romper cada vez mais as barreiras que ainda geram falta de oportunidade e preconceitos enraizados na sociedade.

Precursora do movimento negro no estado e uma das fundadoras do grupo “Coisa de Nêgo”, Sônia Terra foi uma das homenageadas da sessão solene. Para ela, a sociedade tem uma dívida histórica para com os negros.  “Apesar das cotas disponibilizadas nas universidades públicas, o acesso à educação de qualidade para esta população ainda é um entrave. Precisamos de melhorias no que se refere à saúde, às oportunidades de emprego e às remunerações”, diz Sônia Terra.


Por outro lado, o professor doutor Elio Ferreira, também homenageado pela Câmara Municipal de Teresina, defende que o momento de solenidade reflita em parcerias mais amplas. “É importante que esta solenidade abra caminhos para novas discussões que culminem em ações afirmativas de promoção negra no âmbito científico, acadêmico e cultural”, pontua.

A sessão solene também homenageou a agente de Pastorais Negros no Piauí, Irene Nogueira Costa; o coordenador da Comissão Estadual de Saúde da População Negra, Ruimar Batista da Costa; a médica Alice Aparecida Zoraia; e o professor Frederico Kaiser Elvas de Sá Segundo.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais