Cidadeverde.com

Sobe número de pessoas em segundo casamento, diz IBGE

Imprimir
Por causa do aumento do número de divorciados e do envelhecimento da população, aumentou na década passada a proporção de casamentos em que ao menos um cônjuge estava na segunda tentativa formal. Em 2000, esta proporção era de 11,7%. Dez anos depois, chegou a 18,3%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Estado onde a proporção de casamentos com ao menos um cônjuge divorciado é maior é o Rio de Janeiro, com 23% do total. A menor proporção está no Piauí (7%).

Outra tendência que a pesquisa registra é o aumento no compartilhamento da guarda dos filhos, que cresceu de 2,7% em 2000 para 5,5% em 2010. No entanto, é ainda uma proporção muito pequena. Em geral, a pesquisa do IBGE mostra que a responsabilidade pela guarda fica mesmo com as mulheres (87% dos casos).

Uma das poucas exceções a esta regra é verificada na cidade de Salvador, onde 47% dos filhos de casais que se divorciaram ficaram sob guarda compartilhada. Na cidade de São Paulo, esta proporção não passa de 6%.

Em 40% das separações ou divórcios, os casais não tinham filhos, um crescimento de dez pontos percentuais em relação a 2000.

A pesquisa mostra também que, em 71% dos casos, as separações são consensuais. Nos casos em que há litígio, é quase sempre a mulher (71% dos casos) que requer o fim do casamento na fase de separação.

Já nos divórcios que não são consensuais (25% dos casos), há maior equilíbrio entre quem entra com o processo, sendo 52% dos pedidos feitos por mulheres e 48% por homens.

Uma das razões que explica por que homens tendem a tomar mais iniciativa na fase do divórcio do que na separação é que somente com o divórcio é possível casar novamente em cartório. Como homens tendem a ter mais facilidade para conseguir um segundo matrimônio (por razões culturais e pelo fato de se casarem, em média, com mulheres mais jovens), eles se mostram mais interessados em acelerar este processo.

Fonte: Folha
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais