Cidadeverde.com

Sociedade Civil lança manifesto e associação para Serra da Capivara

Imprimir
Milhares de anos depois de ter os seus primeiros habitantes, animais gigantescos e vegetação peculiar, a Serra da Capivara volta a ser o centro das atenções. Nesta terça-feira (6), às 19h30, membros da Sociedade Civil Organizada se reúnem no Conselho Regional de Medicina para decidir os rumos do Parque Nacional que é formado pelos sítios arqueológicos da região. Eles pretendem discutir a situação e compor um manifesto, além de formar uma Associação de Amigos do Parque. 


Obras da casa de passageiros do aeroporto de São Raimundo Nonato

De acordo com o médico mastologista, Luiz Ayrton Santos Junior, a iniciativa começou quando, há cerca de três meses, a arqueóloga Niède Guidon ministrou uma palestra na Academia de Medicina sobre as dificuldades financeiras pelas quais passa o Parque. “Ela chocou a todos com os dados que nos passou. A partir daí nasceu a necessidade do manifesto. Queremos alertar as autoridades sobre a necessidade de se finalizar o aeroporto e discutir estratégias para viabilizar o parque que é um ponto de desenvolvimento do Sul do Estado, a partir do turismo. Parece que ninguém percebe essa importância”, pontua.  


Maquete do aeroporto

Luiz Júnior afirma que um dos principais pontos é a finalização do Aeroporto de São Raimundo Nonato que poderá aumentar consideravelmente o fluxo de turistas e possibilitar a auto-sustentação do Parque. Segundo ele, é preciso aproveitar os eventos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016 para fortalecer o turismo no Piauí. 


“Uma das nossas preocupações é a professora Niède que está com problemas de saúde, internada em Paris, e os rumos que o Parque irá tomar. Ela viria para a palestra, mas por conta disso, não poderá vir. Mas ainda teremos a professora Conceição Lages e duas pesquisadoras de São Raimundo Nonato”, diz o médico. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais