Cidadeverde.com

Seduc fará concurso para 6 mil vagas em 2012, diz Átila Lira

O secretário estadual de Educação Átila Lira anunciou, em entrevista ao Jornal do Piauí, que o concurso a ser realizado no ano que vem irá preencher aproximadamente seis mil vagas em cargos da pasta. O certame selecionará professores e servidores auxiliares como zeladores e merendeiras. 


“O governador já fez reunião com sindicatos e deu autorização para o concurso público que será feito com a Uespi (Nucepe), durante o primeiro semestre do ano que vem. Vão ser preenchidas em torno de 6 mil vagas”, declarou. De acordo com Lira, o total irá completar o quadro da secretaria. 

Atualmente, existem cerca de 350 mil alunos, 25 mil professores na ativa e 12 mil aposentados, segundo dados da Seduc. 

EJA
Um dos problemas que atingem a Seduc atualmente é o que será feito com a modalidade de ensino personalizado no qual o aluno fora de idade escolar pode pagar disciplinas conforme sua disponibilidade de horário. Os professores deste sistema denunciam que, aos poucos, os centros estão sendo fechados e os estudantes sendo obrigados a migrar para o ensino regular. 


Átila Lira, no entanto, nega que isto esteja acontecendo. “O que era praticado há 20 anos será mantido. O sistema personalizado dos professores que estarão nos centros o será mantido”, garante. De acordo com o secretário, o MEC determinou que os diplomas emitidos nesta modalidade conforme o aluno termina uma disciplina, tinham agora de ser emitidos de acordo com o programa nacional, por série. 


“O que estamos fazendo é inserindo modificações, como por exemplo, a informática. Trabalhamos com três modalidades: o ensino presencial, personalizado e à distância. O que queremos é modernizar. Ainda não foi resolvido nada. O que existe mais são informações desencontradas. Eu estou trabalhando com os seis diretores de Teresina e, em cada escola, vamos conversar as novidades que possam ser trabalhadas. Não é nada de forma abrupta. Ou a ideia é acolhida e comprada, ou não anda. Essas mudanças têm uma resistência, mas vamos tentara vencê-las, se possível”, pontua. 

Expansão
Átila Lira diz que o governador Wilson Martins autorizou a construção de mais oito escolas e um total de quinze previstas para o ano que vem. Até o início do próximo ano letivo, dez devem ser inauguradas, sendo três em Teresina, no bairro Irmã Dulce, Alto da Ressurreição e Portal da Esperança. Cada unidade disponibilizará 500 vagas. Segundo o secretário a Seduc também trabalha na implantação de novas quadras cobertas nas escolas. 

Matrícula
O edital das matrículas para o ano letivo de 2012 será definido na próxima semana. Átila Lira anunciou ainda a expansão de vagas na educação profissional e ensino à distancia que vamos chamar de mediação tecnológica. 

Piso
Átila Lira também comentou que o Piauí é um dos onze Estados que está cumprindo o valor do piso nacional para os professores e garantiu que irá continuar pagando, mesmo que haja alteração no Congresso. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais