Cidadeverde.com
Geral

Uespi implanta sistema anti fraude via satélite para o vestibular 2012

Imprimir
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) inicia nesta sexta-feira (09), e conclui amanhã, a implantação do sistema eletrônico para combater fraude no Vestibular 2012 da instituição, que  ocorre no próximo domingo (11) e na segunda-feira (12).


O governo do Estado contratou uma empresa do Estado do Paraná que designou técnicos para montar os equipamentos nos principais pontos de aplicação da prova pelo Piauí. Os aparelhos são capazes de rastrear a transmissão eletrônica de dados.

“Queremos evitar que os alunos passem gabarito de um para o outro através de celulares e outros equipamentos que utilizam a rádio frequência para trocar informações”, disse o presidente do Nucleo de Concurso Promoção e Eventos (Nucepe), Francisco Canindé.

Os funcionários da empresa paranaense farão vistorias com o equipamento, que funciona via satélite, pelos locais de aplicação de prova durante o período de realização do vestibular. No primeiro dia exames, os candidatos terão de 8h30 às 13h30 para responder às questões.

“Também teremos detectores de metais nas portas dos banheiros para vistoriar os alunos que entram e saem. Fica proibido, ainda, o porte de celulares, calculadores, óculos escuros e relógios nos locais de aplicação de prova”, alerta o presidente do Nucepe.


Os portões serão fechados às 8h30. Neste domingo será aplicada a prova de redação. O vestibular ocorre simultaneamente em 80 centros de aplicação de prova pelo Estado. O maior ponto será o campus Pirajá da Uespi.

“Este será o maior vestibular realizado pela universidade nos últimos cinco anos. Temos cerca de 35 mil inscritos para as provas”, explica Francisco Canindé. 

O curso mais concorrido é o de Medicina, em Teresina. O menos concorrido é o de Física, na Uespi de Piripiri. Cerca de três mil fiscais foram selecionados para atuar no certame. Amanhã, haverá treinamento às 9h, na Uespi, para os que vão fiscalizar as provas.

Flash de Yala Sena
Redação de Lívio Galeno
Imprimir