Cidadeverde.com

Teresina recebe primeiro lote de compensação para a Saúde

Imprimir
O Ministério da Saúde autorizou a transferência de R$ 1.799.488,79 da saúde do Maranhão para Teresina. O recurso é referente a gastos com pacientes oriundos do Estado vizinho e tratados no sistema público de saúde da capital do Piauí.

Presidente da FMS, Pedro Leopoldino.

"Os pacientes não devem procurar atendimento em Teresina de forma espontânea. Antes eles devem procurar uma unidade de saúde do município maranhense em que moram e só depois que estiver com o encaminhamento em mãos devem vir buscar o atendimento em Teresina", explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino.

O montante diz respeito ao período de maio de 2010 a abril de 2011. O repasse inclui o ressarcimento dos municípios de Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Imperatriz, Paraibano, Parnarama, Presidente Dutra, Timom e Tuntum.

O repasse é resultado da autorização aprovada através de reuniões da Comissão Intergestores Bipartite, nas quais os gestores da saúde do Maranhão e Teresina debateram formas de quitação da dívida.

"Atualmente, 93% da população teresinense depende do SUS. A compensação financeira dos atendimentos realizados à população maranhense é essencial para que a rede de saúde de Teresina continue prestando serviços de qualidade", disse Pedro Leopoldino.

O presidente da FMS afirma que esse pacto entre os Estados é uma forma de garantir o atendimento dos pacientes do Maranhão que buscam os serviços da rede pública de saúde de Teresina para tratamento. O presidente da FMS explica ainda que, para garantir a prestação do serviço de forma efetiva, deve haver o correto encaminhamento do Estado vizinho.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais