Cidadeverde.com

Teresina pode ficar sem desfiles de escolas de Samba no carnaval 2012

Imprimir
"Em 2012, podemos não ter carnaval": é o que alerta o presidente da liga das escolas de samba de Teresina (Lieste), Jamil Said. A liga se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com o presidente da Fundação Monsenhor Chaves Marcelo Leonardo. 


A prefeitura de Teresina confirmou que não haverá repasses de verba públicas municipais para a realização dos tradicionais desfiles das escolas de samba na capital do Piauí.

Segundo Jamil, o prefeito Elmano Férrer, em reunião com os representantes da escola, haveria recebido os orçamentos e comunicado que em 2012 o repassa para as escolas aconteceria normalmente. 

Jamil Said Presidente da Liga das Escolas de Samba de Teresina

"Nós já gastamos de junho até agora, encomendamos sambas-enredo, compramos muito material e hoje estamos preocupados com o que vamos fazer", afirmou Joel Pereira (Joca), presidente da escola Galo Tricolor.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o presidente da FCMC explicou que os repasses não seriam possíveis. “Seria necessário, por baixo, cerca de R$ 1 milhão e 200. Não dá! Fizemos propostas de trabalho para criar eventos durante o ano todo para divulgar as escolas de samba e arrecadar dinheiro”, disse.

Joel Pereira (Joca) presidente da escola de samba Galo Tricolor

Jamil inmformou que o último repasse foi de R$58 mil e foi recebido pelas escolas em 2010, quando o carnaval foi descentralizado para as praças da capital. "Eles deixaram de investir nas escolas para investir em shows com bandas, deixando de lado a cultura", queixa-se o presidente da Lieste. 

Sem este repasse as escolas alegam que não há condições de se realizar um "carnaval-espetáculo". "Ainda vamos tentar conseguir realizar nosso carnaval de outra forma. Com ou sem apoio da prefeitura", concluiu o presidente.

José Marques, representante da escola de samba Skindô

José Marques, representante da escola de samba Skindô, adiantou que os homenageados para o carnaval 2012 seriam Alberto Silva, dona Genu Moraes e Sulica, uma antiga produtora cultural de Teresina e convoca os teresinenses a protestar. "Nós devemos homenagear essas pessoas ilustres. Não podemos deixar o carnaval silenciar".

Veja mais:
Rayldo Pereira (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais