Cidadeverde.com

Bombeiros alertam para perigos durante a temporada de chuvas

Imprimir
O major do corpo de Bombeiros, José Veloso, em entrevista no Jornal do Piauí falou sobre os acidentes que podem ocorrer durante o período chuvoso que deve chegar à capital no final deste mês. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou minorizar a estes sinistros.


“Nesse período é muito comum o número de chamadas aumentarem por conta de problemas com a chuva, inclusive incêndios causados por curtos-circuitos”, pontua.

Dentre os perigos elencados estão os carros que são arrastados pela correnteza das águas que invadem as avenidas. “Principalmente na zona Leste em regiões como as avenidas Homero Castelo Branco e Presidente Kennedy. Como as chuvas acontecem principalmente no final da tarde, as pessoas têm pressa de chegar em casa e acabam se aventurando e tentando passar pelas águas mas acabam ficando presas”, destaca. O militar aconselha que o motorista espere as águas baixarem antes de seguir seu curso.

Outro problema bastante comum são as quedas de galhos e árvores, muitas vezes atingindo a rede elétrica e até mesmo os veículos. Diversos casos foram registrados no início de 2011. “A nossa orientação é que a população não deixe estacionados seus carros debaixo de árvores e procure fazer a poda”, pontua.

A poda das árvores pode ser feita pela própria população, exceto em casos de árvores muito antigas ou tombadas, onde a responsabilidade é da prefeitura, e nos casos onde a fiação já está atingida, o trabalho fica por conta do Corpo de Bombeiros, segundo informações da PMT.

Para evitar ficar preso em elevadores, o major Veloso orienta que, durante a chuva, os moradores de prédio utilizem as escadas “por causa das oscilações de energia” e porque alguns elevadores podem não ter gerador.

Na volta da energia, também podem ocorrer casos de curto-circuito causados pela tensão que pode voltar de uma vez e bastante elevada. “Para prevenir isso, o ideal é que seja feito o aterramento na residência”, acrescenta.




Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais