Cidadeverde.com

Galeria despeja esgoto que pode ser de hospitais no rio Parnaíba

Imprimir
Uma galeria pluvial próximo à Ponte da Amizade, na avenida Maranhão, tem despejado esgoto nas águas do rio Parnaíba e ameaçado a saúde dos teresinenses. No local, há presença de bactérias que podem causar doenças e até levar à morte.


Na tarde desta quarta-feira (04), o repórter Joelson Giordani foi ao local conferir a problemática. A galeria, que deveria receber apenas água da chuva, despeja dejetos oriundos de ligações clandestinas feitas pela própria população e até de clínicas e hospitais da cidade.

Pesquisas constataram que os microorganismos presentes na água da boca de esgoto são resistentes a desinfetantes, inclusive dos utilizados em hospitais, como iodo. “Isolamos essas bactérias e algumas populações se mostraram resistentes podendo provocar infecções”, alerta a bióloga Francisca Lúcia Lima.

A bióloga desaconselha também consumo de peixes pescados na região e revela que o raio de contaminação chega a 1 km. “Essa água é imprópria para consumo e banho. Os microorganismos encontrados podem transmitir doenças, infecções de pele, diarréia, e outros quadros graves de infecção hospitalar que podem matar”, frisa Francisca Lima.

Saneamento

Durante entrevista ao Jornal do Piauí, hoje, o presidente da Agespisa, Raimundo Nogueira, disse que o órgão tem feito investimentos para ampliar a rede de saneamento da capital. Segundo ele, apenas na zona Sul, foram investidos cerca de R$ 100 milhões nas últimas intervenções realizadas na região. Nogueira adiantou que a cobertura passará para 55% este ano.


Thiago Bastos
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais