Cidadeverde.com

Centro da capital: Prédios velhos sem manutenção ameaçam segurança

Imprimir
O Centro de Teresina possui inúmeras construções antigas, erguidas há décadas, que ameaçam a segurança de quem circula na região. A falta de manutenção nos prédios favorece incêndios e até mesmo desabamentos, alerta o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-PI.


Com o intuito de primar pela manutenção do patrimônio cultural da cidade, além de buscar a prevenção de acidentes, o Crea assegurou que vai intensificar a fiscalização no Centro e verificar a estrutura de prédios antigos.

“Não admitiremos lajes caindo ou ampliações sendo feitas sem critério”, garante o presidente do órgão, o engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira.

Como a fachada dos prédios está próxima à rede de energia, o risco de incêndios aumenta. Uma medida simples pode ser a construção de paredes do tipo “corta-fogo”, que impede que as chamas se espalhem para estabelecimentos vizinhos.

Essa semana, o Corpo de Bombeiros registrou princípio de incêndio em uma loja localizada no cruzamento das ruas Álvaro Mendes e Rui Barbosa. A causa estaria relacionada à proximidade da marquise com a fiação elétrica.

Segundo o presidente do Crea-PI, a intenção é buscar parceria com a Prefeitura de Teresina e o Corpo de Bombeiros para que a vistoria nesses locais seja periódica. “Queremos que seja feita uma averiguação a cada quatro anos em cada prédio”, disse.


Thiago Bastos
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais