Cidadeverde.com

300 PMs tentarão coibir excessos no protesto no Centro

Imprimir
O comandante da Polícia Militar no Piauí, coronel Rubens Pereira, afirmou que nesta sexta-feira (6) já estão colocados nas avenidas e praças de Teresina o efetivo de 300 PMs para conter os excessos na manifestação dos estudantes contra o aumento da passagem de ônibus.


Segundo o coronel, diariamente são cerca de 150 manifestantes, entretanto, em um momento de crise, este número pode chegar a mais de 400. "Por isso temos que agir com cautela e estamos fazendo isso. É tudo feito moderada e gradativamente para não fazermos vítimas inocentes".

Em entrevista ao Jornal do Piauí de hoje, Rubens Pereira afirmou que não será proibido o direito ao protesto, entretanto, será coibida a ação de bloquear o trânsito da cidade e de depredar patrimônios públicos e privados. "Nesses casos, vamos utilizar todo o aparato que temos: spray de pimenta, gás lacrimogênio e bala de borracha. Estamos aparados por lei".

A tropa de choque da PM foi utilizada três vezes durante as manifestações, que já duram cinco dias. O comandante admite que pode ter havido excessos por parte da polícia, mas diz que a ação é compreensível, tendo em vista o comportamento dos manifestantes. "É claro que em situação de controle de distúrbios, algumas atitudes têm que ser corrigidas, mas é compreensível porque tem gente ali que cospe no policial, que joga pedra", contou.

Circulação no trânsito

Rubens Pereira disse que a PM irá orientar os motoristas de carros particulares e ônibus coletivos para possíveis mudanças de rota, caso seja necessária a intervenção da polícia no movimento.

"Temos que garantir a integridade física das pessoas. Então, peço que os motoristas respeitem e atendam às recomendações da polícia e da Strans para mudanças de rota, porque precisaremos de espaço para agir", finalizou.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais