Cidadeverde.com

Militares do Ronda Cidadão vão devolver armas após o serviço

Imprimir
O comando Geral da Polícia Militar determinou que as armas que pertencem à corporação e estão em poder dos policiais do Ronda Cidadão devem ser recolhidas a partir desta semana. A decisão obedece a uma portaria que regulamento o uso do equipamento apenas durante o serviço. 

Segundo o comandante do Ronda Cidadão, tenente coronel Lindomar Castilho, a justificativa para o recolhimento das armas é a expansão do programa. “Como houve ampliação do número de viaturas nas ruas e novos equipamentos ainda estão sendo adquiridos, precisamos das armas para distribuir entre os policiais que estão de serviço”, declarou o tenente coronel. 


Alguns militares, que não quiseram se identificar, não gostaram da decisão. Eles alegam que podem ficar “marcados por bandidos” e não terem como se defender. 

No grupamento Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) a portaria é cumprida desde a época do coronel Francisco Prado, a frente do comando da PM. “Não tive problemas com minha equipe devolver as armas. Cumprimos desde a época do coronel Prado. Um ou outro solicita quando vão trabalhar no reservado, mas no geral todos devolvem”, explica o capitão Fábio Abreu, comandante da Rone.

Sobre serem reconhecidos por bandidos, o capitão Fábio Abreu disse que nunca teve problemas com seu efetivo por conta disso. “Nós combatemos bandidos perigosos todos os dias e nenhuma ocorrência desse tipo foi registrada”, afirmou.

Tiroteio em bar

O Cidadeverde.com apurou que a decisão foi tomada, depois que um soldado do Ronda Cidadão foi preso em flagrante, após atirar em bar no Centro de Teresina, acertando duas pessoas. O militar estava de folga e com a arma da corporação. Porém, o coronel Lindomar Castilho negou que essa situação tenha influenciado na decisão do comandante geral, coronel Rubens Pereira. 

Os policiais do Ronda Cidadão devem devolver as armas na próxima quinta-feira(12).

Matéria relacionada:


Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais