Cidadeverde.com

Para especialista, poupança será melhor investimento em 2012

Imprimir
A caderneta de poupança é a modalidade de aplicação mais popular entre os brasileiros. Segundo pesquisa do Ibope realizada no ano de 2011, esta é a preferida por 44% da população. Diante deste cenário, especialistas afirmam que a poupança continuará sendo atraente para os investidores que desejarem aplicar valores pequenos este ano.
 
Além de ser uma aplicação extremamente fácil de entender, vários fatores colaboram para a boa aceitação da poupança por parte dos investidores como: acessibilidade e custo zero, já que sobre a caderneta de poupança não é cobrado tarifas e nem imposto de renda sobre o rendimento, queda dos juros e segurança.
 
“Toda aplicação em poupança até o limite do R$ 70 mil é garantida pelo fundo garantidor de crédito (FGC); isso quer dizer que se o banco em que o poupador possui a caderneta de poupança quebrar, este terá ressarcido sua aplicação até o valor de R$ 70 mil. A queda da taxa de juros também é um ponto positivo, uma vez que a mesma provoca uma atração de recursos da renda fixa, que é atrelada à Selic (taxa básica de juros), para a poupança”, explica o economista Thiago Miranda, da Cilp Investimentos.
 
Mas, apesar de todas as vantagens da poupança, existem no mercado financeiro outras alternativas lucrativas e seguras de investimento como: fundos de investimentos, tesouro direto, CBD e mercado acionário.
 
“Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos que pagam, em períodos definidos, uma remuneração ao investidor. É como um tipo de empréstimo. Cada vez que o investidor compra um título de renda fixa, como o CDB, está emprestando dinheiro para quem emitiu o título, que pode ser um banco ou empresa. Os juros cobrados nesse "empréstimo" serão o rendimento do investidor”, afirma Miranda.
 
Quanto ao Tesouro Direto, o economista da Cilp explica que é um dos investimentos mais aconselhados quando o assunto é substituir a caderneta de poupança. “O Tesouro Direto é um programa de vendas de títulos públicos, desenvolvido pelo Tesouro Nacional e tem conquistado cada dia mais adeptos por ser simples e não exigir um valor alto para investir. Ele remunera igualmente seus aplicadores, independentemente do valor investido. Para o ano de 2012 a maioria dos economistas recomendam títulos que protegem da inflação”, pontua.
 
Dessa forma, Thiago Miranda afirma que apesar de parecer assustador por conta das operações complexas e termos técnicos, o mercado financeiro possui várias opções de investimento que compensam o medo de perder dinheiro. “Apostar no mercado financeiro exige planejamento e estratégia. Quando são tomados todos os cuidados a aplicação pode dar bons lucros, render mais do que a inflação e proporcionar segurança e conforto, afinal, investir é a melhor maneira de multiplicar aquele dinheiro que está guardado”, conclui o economista.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais