Cidadeverde.com

Fórum marca nova ato nesta 2ª e condena ação da PM em SP

Imprimir
O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público marcou nova manifestação para esta segunda-feira (23). Além de protestar contra o reajuste da tarifa e a forma de como está sendo realizada a integração de ônibus em Teresina, também os integrantes do Fórum lançaram um manifesto de apoio às famílias despejadas no bairro Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), neste domingo (22), pela Polícia Militar daquele Estado. 

Sobre a questão do sistema de ônibus em Teresina, o Fórum não considerou legítima a negociação entre entidades de classe e estudantis com a prefeitura de Teresina, na última quarta-feira (18). A alegação é de que os representantes dos grupos civis não participavam das últimas manifestações ou não defendiam os mesmos interesses do Fórum. 

Na reunião, que durou mais de 10h, ficou acordado que o preço da passagem permaneceria em R$ 2,10, o tempo para a realização da integração - que era de 1h - passaria a ser de 2h e que um terço das linhas de ônibus fariam integração com todas as outras até o dia 1º de março (o prazo anterior era junho). 

Leia também:
Férrer anula 2º trecho da integração após 12h de reunião;Veja mudanças 
Prefeitura recua e aceita 2h para integração; Confira as mudanças  



Leia abaixo o manifesto lançado pelo Fórum em apoio às famílias despejadas em SP:

Manifesto do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público no Piauí em solidariedade às famílias do Pinheirinho!

Moradia é um direito!


As entidades que compõem o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público no Piauí manifestam o mais veemente repúdio contra a ação policial do governo Geraldo Alckmin em operação ilegal de despejo contra os moradores da comunidade Pinheirinho, realizada neste domingo (22), em São José dos Campos, resultando em pelo menos duas mortes, centenas de feridos e prisões.
 
A Polícia Militar do Governo de São Paulo preferiu fazer o despejo da ocupação Pinheirinho, amparada por ordens da Justiça estadual, mesmo com decisão contrária da Justiça Federal. De um lado, cerca de três mil famílias que lutam, há oito anos, pelo direito à moradia. De outro, a prefeitura de São José dos Campos, o governo e Justiça estaduais que usam de toda a violência para que o terreno – pertencente à massa falida do agiota internacional Naji Nahas – seja desocupado, com o objetivo de valorizar áreas próximas para grandes empreendimentos imobiliários, atendendo às empreiteiras e a política de especulação dos espaços urbanos.
 
A desocupação do Pinheirinho se trata de mais uma ação de xenofobia e “limpeza social” realizada contra famílias de trabalhadores/as pobres e desempregados/as, para que estas sejam cada vez deslocadas do centro da cidade e para bem longe dos bairros de alta classe de São José dos Campos, um dos municípios com maior número de empreendimentos imobiliários privados.
 
O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público no Piauí, ao mesmo tempo em que repudia toda a truculência e ilegalidade do despejo, conclama entidades dos movimentos estudantil, popular e sindical, intelectuais e artistas no Piauí a manifestar apoio e solidariedade às famílias do Pinheirinho.
 
Nesta segunda-feira, às 14h, na Praça do Fripisa, no centro de Teresina, além de continuarmos empunhando a bandeira contra o aumento da passagem de ônibus, manifestaremos nosso apoio à luta das famílias do Pinheirinho. Todo apoio ao Pinheirinho! Punição aos que ordenaram e realizaram o massacre do Pinheirinho!
 
 
Teresina, 22 de janeiro de 2012.
 
Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público
 
(Central Sindical e Popular – CSP Conlutas/PI; Intersindical/PI; Coletivo Barricadas/PI; Assembléia Nacional de Estudantes Livre – Anel/PI; Ação Popular Socialista –APS; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina - Sindserm; Coletivo Cajuína; Coletivo Coraje; PSTU-PI; PSOL-PI, PCB-PI; Sindicato dos Trabalhadores dos Correios – Sintect-PI; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP; Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário no Piauí – Sintrajufe-PI; Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – Enecos/PI; Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí – Sindifpi)


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais