Cidadeverde.com

Iapep garante que não há atraso no repasse para hospitais

O Sindicato dos Hospitais informou que irá acionar o Ministério Público a respeito dos atrasos no repasse dos planos de saúde Iapep e Plamta. Em resposta, o presidente do Iapep, Flávio Nogeuria, garantiu que não está havendo atrasos e que a falta de pagamento se deve às burocracias comuns dos órgãos.

As informações foram dadas em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (25). Segundo o presidente, as auditorias realizadas pelos planos levam cerca de um mês para serem finalizadas, o que explicaria a demora nos repasses.

"Quando você é credenciado e atende durante o mês de janeiro, vai apresentar a conta até 10 de fevereiro. Depois disso, ainda temos a obrigação de fazer as auditorias, que dura cerca de um mês. Então, você só vai receber esse repasse em março", explicou o gestor.

Entretanto, Flávio Nogueira reconheceu que houve "um pequeno" atraso nos repasses a partir do mês de outubro. "O que aconteceu foi que os repasses foram interrompidos em dezembro, por conta do balanço das contas do Estado. Nesse período íamos pagar o mês de outubro. Mas a situação já está se resolvendo", alegou.

O gestor garantiu que os planos de saúde não estão enfrentando problemas financeiros. "Não é problema de caixa, mas por ser um órgão estatal, a vitrine é maior, e todo mundo quer tirar uma casquinha, então as auditorias são necessárias", esclareceu.

Greve

Flávio Nogueira analisou que a paralisação dos servidores do Iapep e do Plamta está sendo realizada por motivos errados. 

"Esse atraso nos vales transportes é por conta também do balanço. Acredito que a greve deveria ser realizada em luta do Plano de Carreiras e Salários, não por isso", argumentou o gestor.

O presidente garantiu também que não há risco dos planos serem extintos. "Não correm o risco de acabarem, pelo contrário, o governo quer é melhorá-los", finalizou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais