Cidadeverde.com

Polícia estoura mais de 160 bocas de fumo em seis meses na capital

Atualizados às 10h55
As Rondas Ostensivas de Natureza Especial já estouraram dez bocas de fumo em Teresina apenas no mês de janeiro deste ano. Em 2011, o comandante das Rone, capitão Fábio Abreu, diz que cem pontos foram desativados pelo grupo e atualmente, outros duzentos estão sendo monitorados. Segundo dados da PM, ao todo, apenas de agosto a dezembro 2011, foram 160 pontos desativados.

“No primeiro mês após a boca ser desativada, é uma regra a movimentação cair. Entretanto, depois desse período, ocorrem mudanças na gerência e tudo volta ao que era antes”, descreve. 

No final da tarde da última segunda-feira (30), a Rone estourou um desses pontos na Vila Santa Bárbara, na zona leste de Teresina. Na abordagem foi presa a mãe do proprietário da casa, Neusa Maria da Conceição Araújo, de 46 anos. Seu filho, o mototaxista José Meneses, fugiu no momento em que os policiais chegaram ao local. 


Na operação de ontem foram apreendidas, 60 pedras de crack, uma sacola com droga em pó, seis celulares, joias, a quantia de R$ 500 em dinheiro trocado e uma nota de R$ 50 supostamente falsa. 

Mototáxi foragido

Segundo informações do Rone, a Polícia Civil deve pedir a prisão do mototaxista foragido.

“Além das 200 bocas de fumo que estamos monitorando, ainda há pontos isolados que são móveis e difíceis de serem identificados”, destaca o capitão Fábio Abreu. 

CPC
O comandante de policiamento da capital, coronel Fernandes Albuquerque, afirmou que está modificando a estratégia para identificar e desativar as bocas de fumo em Teresina. O trabalho consiste em aumentar a presença da polícia em áreas consideradas críticas e preocupantes. 


“Aumentando o efetivo nestas áreas o ponto de vendas será desativado automaticamente. Isso é importante porque a PM só pode entrar em uma casa com mandado judicial, mas neste caso, o policial poderá efetuar a prisão em flagrante caso tenha 100% de certeza de que se trata de um ponto de vendas de droga”, declarou. 

O comandante acrescentou que das 10 bocas desativadas em janeiro, quase a metade foi na zona leste. “A região se caracteriza pelo consumo da droga”, descreve. Nestas operações de janeiro foram apreendidos 2,8kg de cocaína, mais de 300 trouxas de crack (aproximadamente 2,5kg).



Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa e Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais