Cidadeverde.com

Prédios históricos continuam em estado de abandono em Oeiras

Imprimir

Ao tempo em que Oeiras comemora o fato de ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, alguns prédios que fazem parte da história da cidade estão precisando de reformas urgentes.


Eles já foram pontos de referência importantes na cidade, viveram o auge e hoje são emblemas da decadência e abandono. 


A Casa da Pólvora é uma construção em pedra. Serviu como arsenal, na época da Capitania e Província. No dia 13 de dezembro de 1822, ocorreu o Episódio das Chibatas. Nativos, ao pino do meio-dia, encapuzados, aplicaram várias chibatadas na Guarda Portuguesa deste monumento militar, demonstrando o inconformismo dos oeirenses ante o jugo lusitano que se sofria na epopeia da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.


Um outro exemplo é o casarão que ficou conhecido como a Pensão dos Portelas. O antigo casarão está situado no cruzamento da rua Cônego João com a rua Presidente Getúlio Vargas, um casarão do século XIX que grita por socorro. Construção repleta de história e memória da cidade, que há alguns anos encontra-se totalmente em ruínas: a maior parte das suas paredes já desabaram, assim como parte do seu teto.


Os vizinhos da antiga pensão encontram-se temerosos, pois o prédio ameaça cair e prejudicar as outras construções. “Convivemos diariamente com o medo dessas paredes que restam desabar e provocar um grave acidente com as pessoas que passam por aqui”, diz um dos vizinhos ao decadente casarão.


Tanto o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), quanto o Poder Público são conhecedores do fato e nenhuma providência foi tomada, ficando apenas empurrando a responsabilidade um para o outro. Enquanto isso Oeiras assiste a derrocada do seu patrimônio.


Fonte: muraldavila.com.br

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: OeirasIPHAN