Cidadeverde.com

Novo presidente da FMS critica HGV e quer desafogar HUT

Imprimir
"Um hospital do porte do HGV não pode fechar suas portas às 17h de sexta e abrir só na segunda". Essa foi a resposta do novo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luis Ayrton Santos, ao diretor do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglesias Brandão, que alega que o hospital está trabalhando com toda sua capacidade. As afirmações foram feitas em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (2).

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com


"A descentralização do HUT é necessária e o HGV faz parte desse contexto da Saúde, além disso acredito que o HGV não trabalha em sua potência máxima. Temos que discutir isso e acredito que meu diálogo com a Lilían Martins [secretária estadual de Saúde] será muito bom", rebateu o médico presidente da FMS.  

Leia também:
UTI do HGV fechou por conta do #contraoaumento, diz diretor 

Luis Ayrton acrescentou que outros Estados brasileiros, cuja população é atendida em Teresina, deveria repassar recursos. "É necessário que outros Estados possam pagar pelos atendimentos  disponíveis a eles no Piauí porque esses recursos são para os teresinenses, então deve haver um repasse de recursos do SUS", argumentou.

O presidente disse ainda que os primeiros dias de sua gestão será para entender os mecanismos e ações da FMS. "Claro que algumas medidas causam ansiedade, como o combate à dengue. Mas, estamos trabalhando para fazer o melhor possível, porque a Fundação deve ser preservada acima de qualquer nome", finalizou.


NOTA OFICIAL HGV
 
O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Carlos Iglezias Brandão de Oliveira, esclarece que o HGV, como é de conhecimento público, não fecha as portas às 17h de sexta-feira, conforme mencionou o atual presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Ayrton Santos Júnior. 

Segundo o diretor do HGV, no momento, o papel reservado para o Hospital é o de atendimento de pacientes eletivos que demandem processos de média e de alta complexidade. Iglezias esclarece, ainda, que o HGV não dispõe de equipes multiprofissionais às 24 horas do dia, como é o caso do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), razão pela qual as internações no HGV são realizadas, preferencialmente, durante o horário de expediente normal.

Atenciosamente,
A Direção Geral do HGV.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais