Cidadeverde.com

Passe Livre do idoso começa a ser trocado a partir do dia 13/02

Imprimir
Os idosos de Teresina que dependem do transporte público devem, a partir do dia 13 de fevereiro, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região para a substituição do passe livre convencional pelo passe eletrônico. Para o procedimento é necessário que o usuário com idade igual ou superior a 65 anos leve a fotocópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

A implantação do passe eletrônico para a gratuidade teve início com as pessoas com deficiência (PCD) e permitem a inclusão desses grupos no sistema de integração do transporte público de Teresina.

Na cidade, é grande o número de idosos que utilizam o passe livre. "Só em 2011, foram expedidos 5.059 passes livres para o grupo da terceira idade. Os idosos que estão retirando o cartão pela primeira vez já recebem o passe eletrônico, mas os que já fazem parte do sistema precisam ficar atentos às datas de comparecimento aos CRAS", diz a secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Graça Amorim.

A secretária tranquiliza a população e afirma que não existe prazo para acabar as expedições e, enquanto isso, o cartão tradicional pode ser utilizado. O CRAS faz o cadastro do usuário, envia para Semtcas e agenda o dia para o usuário pegar seu Passe Livre. O prazo máximo para os idosos receberem o cartão eletrônico é de 15 dias.

Cronograma dos CRAS:

Sul - segunda-feira

Norte - terça-feira

Leste - quarta-feira

Sudeste - quinta-feira.

No caso de perda, o usuário deve comparecer à Semtcas com um Boletim de Ocorrência para retirar outro cartão. O Passe Livre é gratuito e ilimitado.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais