Cidadeverde.com

Estado deve pagar diárias de PMs referente ao carnaval até dia 10

Imprimir
O governo do Estado deve pagar as diárias dos policiais militares que irão reforçar a segurança pelo interior do Piauí neste carnaval até o dia 10 de fevereiro. A informação foi dada ao Cidadeverde.com pelo secretário da Fazenda Silvano Alencar, nesta terça-feira (07).

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“O pagamento dessas diárias é tratado com prioridade pelo governador. Em anos anteriores está questão sempre causou muita polêmica. O documento autorizando a transferência já deve estar a caminho. Até o dia 10 esse pagamento deve ser feito”, disse o gestor.

Internet
No ano passado o Piauí comprou de outros Estados, através de modalidade não presencial, R$ 1,7 bilhão. “Se tivemos recebido o ICMS, receberíamos R$ 143 milhões. Isso daria para construir o rodoanel”, contou o secretário.


Queda no FPE
O secretário da Fazenda informa que as metas de arrecadação de Teresina foram mantidas. “O Piauí depende muito do Fundo de Participação dos Estados. O principal componente do fundo é o IPI. Quando há desoneração do IPI os estados sofrem quedas”, analisa.

Segundo o gestor, as contas do Piauí são extremamente dependentes do FPE para ficarem em dias. “Essa relação é de meio a meio. 50% dos recursos vem da arrecadação e outros 50% são do FPE. Ainda não dá para o Estado viver sem o FPE”, avalia Silvano Alencar.


Balanço da gestão
Silvano Alencar avalia que 2011 passou com sentimento de “dever cumprido”. Apesar das dificuldades, o gestor garantiu que os compromissos do Estado foram quitados e que o equilíbrio nas contas devem se repetir em 2012.

“Com dinheiro é assim: quem recebe acha sempre pouco e que paga acha sempre muito. A gente não faz o que quer, faz o que pode. O Estado é limitado em sua capacidade de investimento, mas posso dizer que a situação hoje é mais confortável”, explica o secretário.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais