Cidadeverde.com

Urologista usa maquete renal para explicar cirurgia de Wilson Martins

O médico urologista Marco Antônio Ayres explicou, através de maquete do sistema renal, a cirurgia pela qual o governador do Estado, Wilson Martins, se submeteu no último sábado (11), no Hospital Sírio Libanês na cidade de São Paulo (SP).

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Quando o cisto é mais simples, o tratamento é realizado com medicamentos e acompanhamento médio. No caso do governador não é assim. O cisto é complexo, mas a cirurgia deve ter sido simples”, avaliou o médico.

Mesmo sem os exames feitos pelo gestor, o urologista pode afirmar que Wilson Martins deve ficar aproximadamente 3 dias internado em recuperação. Em 18 de dezembro de 2010 o gestor foi submetido a cirurgia semelhante, mas no rim direito.


“O cisto do governador era complexo. Isso quer dizer que apresenta probabilidade de 40 a 60% de se tornar um câncer. Também deve ter sido realizada uma pequena punção de cinco milímetros saudáveis para dar mais segurança ao paciente”, explica Marco Antônio.

O médico informou ainda que, segundo a literatura acadêmica, a probabilidade de o caso se repetir em um paciente que já tenha apresentado o diagnóstico uma vez chega a ser de 5 a 10%.


Histórico
A primeira cirurgia renal pela qual o governador foi no rim direito. O cisto possuía dois centímetros e o procedimento ocorreu dois meses após a campanha eleitoral de 2010. 

Quadro do paciente
Segundo o coordenador de Comunicação Social do governo, Fenelon Rocha, o governador não conseguiu se desligar do Piauí. “Ele está acompanhando tudo pela internet. Falei com ele por telefone e ele já até agendou o primeiro compromisso oficial”, disse.


No dia 27 de fevereiro o governador deve reunir o secretariado para reunião de monitoramento das metas.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais