Cidadeverde.com

Impasse entre Teresina e Timon pode interditar Ponte Metálica

Imprimir
Após uma segunda reunião sem acordo, promotores do Piauí e Maranhão admitem que a Ponte Metálica João Luís Ferreira, um dos principais cartões postais de Teresina e Timon/MA, pode ser interditada. Não há acordo entre representantes do poder público sobre quem é responsável pelo trânsito na travessia sobre o rio Parnaíba. Por três meses, a via ficou parcialmente fechada para veículos por um problema na fiação do semáforo. Nenhum lado assumiu a responsabilidade pelo conserto.


Na reunião desta quarta-feira (15), o Ministério Público tentou formatar um convênio entre os dois municípios para a divisão de responsabilidades. Para completar, faltaram representantes da rede ferroviária Transnordestina. Uma última tentativa de acordo será feita até o fim do mês em reunião com a presença dos prefeitos de Teresina, Elmano Férrer (PTB) e Socorro Waquim (PMDB), ainda em data a ser definida.

Antônio Borges, promotor do Maranhão, admite o fechamento da ponte. "Infelizmente existe o risco concreto daquela ponte ser fechada, que seria uma estupidez administrativa", declarou.

Robert Gualter, diretor de trânsito de Timon/MA, afirma que o Município pode assumir as responsabilidades, se preciso. A maior parte realmente está do lado do Piauí. Então alguém do Piauí teria que responder. O que for necessário do nosso lado, nós estamos a disposição. E se o Ministério Público entender que a gente tem que assumir total essa ponte a gente vai solicitar à controladora que passe para o lado do Maranhão".

Do lado de Teresina, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina - Strans -, nenhuma das prefeituras é responsável pelo trânsito na ponte, construída inicialmente apenas para a passagem de trens. "No entendimento da gente a responsabilidade é da Rffsa, já que ela é que administra aquela ponte. Se há um fluxo de veículos autorizado por ela, ela tem que controlar essa sinalização", disse o advogado Mário Andretti.

A situação na ponte, que possui 81 anos, preocupa. Faltam guardas e manutenção adequada. o local também precisa de uma nova iluminação.



Reportagem de Vinícius Vainner (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais