Cidadeverde.com

FMS alerta: Médico que faltar plantão de carnaval responderá a processo

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Ayrton dos Santos Júnior, garantiu que qualquer médico que faltar plantão neste carnaval será imediatamente submetido à perícia médica. Caso não esteja doente enfrentará processo administrativo.

Presidente da FMS.

A informação foi transmitida em reunião com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores de Teresina na manhã desta sexta-feira (17).

Segundo os vereadores Rosário Bezerra e Décio Solano, ambos do PT, o encontro foi considerado “positivo e objetivo”. “Uma das novidades dessa gestão é que ele [Luiz Ayrton] nos afirmou que quando entregarmos qualquer relatório ele dará resposta em até 15 dias”, comemora Décio Solano.

O vereador disse que o presidente da FMS apontou ainda quais os hospitais devem ser fiscalizados com mais empenho pela comissão. Entre eles estão os hospitais do Promorar e do Matadouro.

“Esses hospitais estavam sem médicos. Recentemente foram contratados três porfissionais em caráter de urgência”, informa  o parlamentar do PT.

A vereadora Rosário Bezerra contou que outro ponto discutido no encontro foi a descentralização do Hospistal de urgência de Teresina. “Ele [Luiz Ayrton] deseja especializar alguns dos hospitais para determinadas áreas médicas para desafogar o HUT”, disse.

Os vereadores afirmaram ainda que entre os meses de abril e maio deste ano, o presidente da FMS irá à Câmara e Vereadores para apresentar o que já foi consolidado. Neste sábado (18), a Comissão de Direitos Humanos, que é composta por Rosário Bezerra, Décio Solano e R.Silva, se reunirá para definir quais os hospitais que deverão ser fiscalizados neste período de carnaval.


“O presidente da Fundação nos garantiu que se algum médico faltar será submetido à perícia médica e responderá processo se não estiver de fato doente. Isso tudo para evitar o caos na saúde pública no carnaval", disse Rosário Bezerra.

Presidente da FMS

Em entrevista, o presidente da FMS confirmou as informações dos vereadores, mas disse que não haverá nenhum esquema especial de contratação de médicos no HUT durante o carnaval. “Se o esquema já está funcionando, não tem porque ser mexido. Mas, nós vamos atuar de forma rigorosa em relação aos plantonistas”, disse Luiz Ayrton.

Ele ainda pediu parceira da sociedade na tentativa de não superlotar o HUT neste período. “Eu peço a colaboração para que usem capacete se foram pilotar motos. Se foram dirigir não bebam e que não cometam excessos de velocidade”, pediu o presidente da FMS.

Flash de Jordana Cury 
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais