Cidadeverde.com

Sanatório Geral aposta em festa sem abadás e MPB em ritmo de Carnaval

Imprimir
O Sanatório Geral se concentrou no Centro de Teresina por mais um ano, apostando dessa vez no crescimento do público em relação aos anos anteriores. Com marchinhas, frevo e versões de sucessos da MPB adaptados para o Carnaval, o bloco reuniu milhares de pessoas ao lado da Igreja de São Benedito. 

Yala Sena/Cidadeverde.com
Jorge Medeiros e Arimatan Martins

Arimatan Martins, um dos fundadores do bloco, diz que o crescimento se deu de forma geométrica e deve aumentar com a ausência dos desfiles de escolas de samba. "Antes eram só 300, ano passado foram 3 mil e acredito que vai aumentar", disse o diretor teatral, de jaleco branco, um psiquiatra para tratar dos "loucos por carnaval".  

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Segundo ele, o Sanatório está na contramão de movimentos com abadás e cordões de isolamento. "Aqui cada um faz a sua fantasia", diz Arimatan Martins, que vê o Carnaval de Teresina como uma festa eminentemente de rua e que agora a cidade está se voltando para os velhos carnavais.

Fantasiado de "Emo Winehouse", o produtor cultural Jorge Medeiros também festejou o sucesso do bloco. "Se o Natal é a confraternização da família, o reveillon é dos amigos e o carnaval é da comunidade"

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A banda Eletrochoque, com a cantora Luciana Nunes e outros artistas piauienses, anima os foliões, entre estudantes, profissionais liberais, travestis e outras pessoas. "Sanatório nunca será excludente e nem se transformar em escola de samba para não perder o seu sentido", declarou Jorge Medeiros, afirmando que o bloco é um espaço plural e da cidadania.



O prefeito Elmano Férrer (PTB) também participou do Sanatório Geral, após sair no Capote da Madrugada, na zona Leste. No Centro, ele encontrou grevistas da educação municipal, vestidos com uma faixa branca com letras vermelhas com a palavra "greve". Letícia Campos, pedagoga, explica que o movimento começou no dia 6 de fevereiro e luta pela aplicação do piso nacional, auxílio transporte, eleição direta para diretor e outros temas. Na próxima sexta-feira, haverá uma nova assembleia para discutir os rumos do movimento.

Yala Sena/Cidadeverde.com



Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais