Cidadeverde.com

Bloco trata da violência e leva Genu Moraes para a avenida Marechal

Imprimir
Completando cinco anos de desfile na avenida Marechal Castelo Branco, o bloco "Nós Tudinha" foi um dos destaques da noite de domingo (19) do Carnaval de Teresina. Formado apenas por mulheres, o grupo decidiu levantar a questão da violência contra o sexo feminino. 

Raoni Barbosa
Genu Moraes desfilou no bloco Nós Tudinha

O tema escolhido para 2012 foi "Violência contra a mulher: a dor que a Justiça não sente. Chega de impunidade!". Segundo Ana Lúcia Gonçalves, uma das coordenadoras, a ideia é aproveitar o período do Carnaval para, de forma alegre e divertida, provocar uma uma reflexão sobre as agressões sofrigas por mulheres no Brasil e no mundo.

Outra coordenadora, Norma Suely justifica o tema com números obtidos na Delegacia da Mulher no Centro de Teresina, que contabilizou 25 homicídios em 2011 e seis nos primeiros seis dias de 2012. Dados internacionais apontam que a cada 15 segundos uma mulher sofre violência no mundo. 

Fotos: Raoni Barbosa

Apontado em 2007 como melhor bloco do ano, o "Nós Tudinha" leva 300 componentes para a avenida, ao som do tema composto por Dimas Bezerra e tendo como porta estandarte Silmara Silva, eleita a rainha dos artistas de 2012. A marchinha é interpretada por Sílvia Marrom. 

Fotos: Evelin Santos

Outro destaque é Genu Moraes, que demonstra sua vitalidade aos 85 anos. Escolhida para desfilar em um carro por ser exemplo de fibra e força da mulher, ela ex-cerimonialista do Palácio de Karnak sai pela primeira vez no "Nós Tudinha" e aprovou a escolha do tema. Para ela, é pertinente aproveitar o carnaval para abordar o assunto, que deve ser ampliado para a violência ao homen e às crianças. Genu Moraes aponta a agressão contra a mulher ocmo problemática muito séria, que precisa ser encarada pelas autoridades. 

Cobertura completa

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais