Cidadeverde.com

Levantando a bandeira afro, "Treme Terra" abre os desfiles de blocos

Imprimir
Na noite desta terça-feira (21), a avenida Marechal Castelo Branco abre espaço para o segundo dia do tradicional desfile de blocos de rua. Esbanjando irreverência e mensagens de paz, sete blocos disputarão o título de campeão do carnaval de Teresina.
 
Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O primeiro bloco a pisar na avenida é o “Treme Terra”, em alusão a um xangó da cultura afro. Vindos do bairro Angelim, zona sul da capital, os 150 integrantes compõem o grupo Afoxá, fundado em 2007.
 

“Treme Terra” já existe há cinco anos e em 2012 é o terceiro ano do bloco na avenida. “Só não desfilamos na avenida em 2088 e 2009. Na Marechal estamos desfilando pela terceira vez e viemos preparados com 22 ritmistas só na bateria e todos aqui são da comunidade com algumas pessoas também do bairro Mário Covas”, completou Francisco Elismar da Silva, um dos coordenadores do Treme Terra.
 

Defendendo a bandeira de valorização da cultura afro brasileira, o tema escolhido para este ano foi “Caboclos e Caboclas: fruto da miscigenação do nosso país".

 

Vestidos com características indígenas ou de abadás os integrantes afirmam que além de disputarem o título de campeão vieram para encantar e divertir o público. “Este é um bloco de família. Têm muitas crianças e sempre buscamos nos divertir com qualidade, sem bebidas. Não somos um bloco de sujos. Somos um bloco cultural”, afirmou, Francisco Elismar.


Na passarela do samba ainda participarão da disputas os blocos Mole Não Entra, Afro Filhos da África, Baião de Boi, Tabaco Roxo, Línguas Venenosas e Belos e Cia.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais