Cidadeverde.com

SDU Sudeste registra 14 casas com desabamento parcial

Imprimir
O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Teresina para minimizar possíveis estragos ocasionados pelas chuvas vem dando resultado. Até agora, segundo levantamento da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste), nenhum caso grave ocorreu na região e nem o Programa Teresina Solidária precisou ser acionado para abrigar famílias que tenham perdido suas casas por conta de inundações. Todas as SDUs, incluindo a Centro-Norte, Leste, Sul e Rural, bem como a Defesa Civil do Município, secretarias de Habitação e do Trabalho e Assistência Social (Semtcas) estão de prontidão para atender as emergências.

A diretora de Habitação da SDU Sudeste, Francisca Aquino, revela que a Prefeitura vem fazendo um monitoramento diário para constatar estragos em moradias, e esse serviço mereceu reforço durante o período do Carnaval, quando Teresina registrou fortes chuvas. Ela acredita que o trabalho preventivo determinado pelo prefeito Elmano Férrer é positivo. "Estamos com um cronograma de ações junto às famílias que possam sofrer em conseqüência das chuvas, mas desde o ano passado que a Prefeitura vem providenciando a retirada de famílias que moram em áreas de risco, perto dos rios, das lagoas ou aquelas que ainda moram em casa de taipa", disse a gerente.

Desde o ano passado as famílias estão sendo redirecionadas para conjuntos habitacionais que estão sendo construídos pela Prefeitura em parceria com a Caixa Econômica e o Programa Minha Casa, Minha Vida. O programa Teresina Solidária, que consiste em ofertar bolsas financeiras a quem abrigar famílias desalojadas por conta das chuvas, ainda não foi utilizado.

Conforme o superintendente da SDU Sudeste, Paulo Roberto, a determinação do prefeito Elmano Férrer é redobrar a vigilância no atendimento a famílias que venham a sofrer as conseqüências do desabrigo por conta das chuvas. "O prefeito sabe que todos os anos acontecem situações de flagelo em alguns pontos da cidade e, portanto, orienta os gestores para que nenhuma família fique desprotegida", frisa.

De acordo com a SDU Sudeste, até agora foram notificados 14 casos de destruição parcial em moradias do tipo taipa na região. Mas a Prefeitura, antes mesmo do Carnaval, providenciou a entrega de kits de construção composto de telha, madeira, ripa, prego, barro e pedra para os moradores reforçarem suas moradias, o que vem servindo para diminuir os estragos. Esses casos se concentraram na região do bairro Jardim Europa.

Francisca Aquino afirma que o trabalho é bem diferente de anos anteriores. Isso porque a Prefeitura priorizou a construção de moradias para abrigar as famílias que viviam à beira de barrancos, em outras áreas de risco ou morando em casa de taipa. "Somente para ilustrar esse trabalho, podemos citar a transferência para novos conjuntos habitacionais de famílias da Vila Kalfix, Beira Rio, Loteamento Sertãozinho, Vila Pantanal, Vila Verde, Vila Ferroviária, Maria Luiza, Usina Santana e Vila Parque do Sol, todos na zona Sudeste. Estas famílias foram removidas para 353 casas no residencial Pedro Balzzi", lembra.

Alerta geral 
O coordenador da Defesa Civil do Município, tenente-coronel Lídio Rodrigues, revela que o trabalho de prevenção da Prefeitura envolve todas as SDUs, inclusive a Rural, além das Secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e a Semtcas, numa ação compartilhada em total sintonia. "A determinação é que, além das ações práticas, fiquemos em estado de alerta para atender qualquer solicitação da população pelos telefones desses órgãos e da Defesa Civil (3215 7531 e 9921 6921)", afirma.

Na zona Norte, a SDU realiza o monitoramento diário das áreas vulneráveis, enquanto assistentes sociais e técnicos em edificações mantêm contatos permanentes com as lideranças comunitárias para atender as demandas apresentadas. O trabalho de limpeza das galerias e das bocas de lobo vem sendo intensificado para que não seja obstruído o escoamento das águas, o que pode causar inundações. Na zona Sul, o cronograma estabelecido pela SDU da região se concentra na desobstrução das galerias, como já ocorreu nos bairros São Pedro, Vermelha, Cidade Nova, Bela Vista, Porto Alegre, Conjunto Santa Fé, entre outros.

Da mesma forma, a SDU Leste utilizou recentemente tratores em áreas de escoadouros nas Vilas Santa Bárbara e Cidade Leste como forma de evitar os danos que sempre causavam transtornos aos moradores em período de chuvas. Galerias e bocas de lobo de trechos da Avenida Presidente Kennedy, bairro São João e Recanto das Palmeiras, que comumente ficam alagadas com as chuvas, passaram pelo trabalho de limpeza e desobstrução.

A Prefeitura disponibiliza meios para que a população possa procurar atendimento em caso de emergência por conta das chuvas. Basta ligar para os telefones 8134-2299, 9935-3257 e 3215 7858 (SDU Sudeste); 3215 7669 (SDU Sul); 3215 7461 (SDU Centro-Norte); 3215 7880 (SDU Leste); 3215 7830 (SDR) e 3215 4509 (Semtcas).


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais