Cidadeverde.com

Piauí já começa a colheita de soja em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro

Imprimir
Alguns produtores dos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, na região dos Cerrados piauienses, já estão colhendo a safra de soja. Este ano, eles usaram uma variedade precoce para permitir o plantio de segunda safra, a chamada safrinha, que aos poucos vai se consolidando no estado.


Segundo levantamento feito por técnicos da representação local da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os agricultores piauienses estão preferindo plantar milho na segunda safra, mas também há os que estão plantando sorgo.

O interesse pelo milho acontece por conta dos bons preços do produto no mercado desde a safra passada. Este ano, a área plantada de milho no Piauí deverá chegar a 357,3 mil hectare, sem incluir o segundo plantio, que só pode ser dimensionado após a colheita da soja e a partir da intenção dos agricultores dos cerrados.

A precocidade registrada nos Cerrados do Piauí é por conta da introdução da soja transgênica, que oferece variedades de ciclo mais curto e permite o início da colheita logo em fevereiro, antes do período tradicional, no final de março e começo de abril. Segundo José Drummond de Carvalho, do Setor de Apoio à Logística de Oferta da Conab do Piauí, hoje os transgênicos respondem por 75% dos plantios de soja no estado. Na cultura do milho, este índice sobe para 90%.

Apesar da irregularidade do inverno em algumas regiões, Drummond acredita que não haverá quebra de safra. “O inverno começa a se estabilizar e quem plantou cedo e perdeu está plantando de novo”, garante.

Da editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais