Cidadeverde.com

Presidente da Capes recebe homenagem e faz palestra na UFPI

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes -, Jorge Guimarães, recebeu nesta terça-feira da Universidade Federal do Piauí - UFPI - o título de doutor honoris causa. A homenagem foi entregue pelo reitor Luiz Santos Júnior pelos serviços prestados à pós-graduação da instituição, que já formou 150 doutores no interior. 

Fotos: Geísa Chaves

Jorge Guimarães ainda proferiu palestra com o tema "Processo de evolução da Pós-Graduação: o papel da CAPES", no Cine Teatro da UFPI, como parte das comemorações de 40 anos da universidade pública. A visita também serviu para Guimarães conhecer pessoalmente a instituição da qual recebe relatórios frequentes sobre pesquisas realizadas. 

O Capes hoje mantém parcerias com mais de 20 países, como o Canadá, para onde formandos são enviados para serem capacidados. Para Jorge Guimarães, a Coordenação tem papel importante na inclusão social de estudantes que não teriam condições para tal intercâmbio. Segundo o presidente do órgão, nos últimos 8 anos a Capes contribuiu para beneficiar a parcela mais desfavorecida da sociedade. 


A meta é de que 36 mil pessoas participem nos próximos anos do projeto "Graduação Sanduíche", iniciativa que leva estudantes para formação no exterior. Desse número, 27 mil devem ser capacitados até 2015. 

No entanto, ainda existe dificuldade de ampliar os benefícios no interior. De acordo com Guimarães, é preciso ter no mínimo 10 doutores na cidade para se iniciar a capacitação. A área que mais sofre é a de Engenharia, cujos profissionais, em sua maioria, já deixam a graduação direto para o mercado de trabalho, sem se especializar. 

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais