Cidadeverde.com

Febraban faz em Teresina evento abordando a Educação Financeira

No dia 03 de março, a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN estará Teresina - Piauí (PI) para realizar a “Caravana Meu Bolso em Dia”, na Praça Pedro II, no centro da cidade. Trata-se de uma feira gratuita de educação financeira, que visa orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros em geral, como cartão de crédito, crédito consignado, empréstimo pessoal, financiamento entre outros.   Na ocasião, estarão presentes Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN, e Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da entidade.  
 

Um dos pontos altos do evento é a Tenda do Cidadão na qual a população, especialmente os idosos, receberá informações sobre crédito consignado, direito do consumidor entre outros. Essa tenda conta com participação de representantes da Delegacia do Idoso-PI e do PROCON-PI, entidades que apoiam o evento. A Caravana Meu Bolso em Dia está indo a Teresina a convite do deputado Marllos Sampaio, que desenvolve vários projetos em relação à proteção ao idoso.
 
Na Tenda, será distribuída a Cartilha do Crédito Consignado, que foi desenvolvida pela FEBRABAN, com orientações sobre essa modalidade de empréstimo muito utilizada na terceira idade. A cartilha oferece informações úteis para quem deseja contratar esse tipo de empréstimo, alertando o aposentado sobre as diferentes taxas de juros que são cobradas pelos bancos, também explica a importância de se comparar os serviços antes de contratá-lo e principalmente, avaliar se o valor da parcela do empréstimo caberá no orçamento.
 
Em outras tendas, os visitantes poderão conhecer a importância e os benefícios de se manter o nome limpo e consultar o CPF na “Tenda Nome Limpo”; esclarecerão dúvidas sobre os tipos de crédito (cartão de crédito, financiamento imobiliário, CDC, crédito pessoal) que estão disponíveis no mercado na “Tenda do Crédito”; as crianças aprenderão por meio de brincadeiras e jogos sobre o uso do dinheiro na “Tenda das Crianças”.
 
Os participantes em geral, de todas as idades terão informações sobre qualidade de vida, nutrição, serviços para medir a pressão, quick massage na “Tenda Viva Bem”, eles também conhecerão a ferramenta de gestão financeira da FEBRABAN, o Jimbo, que além de ajudar a organizar as finanças, também planeja o orçamento dos próximos meses. “A sociedade precisa de educação financeira e o nosso papel é ensiná-los a lidar melhor com os produtos financeiros dos bancos. Orientar para o consumo consciente é evitar o endividamento e problemas financeiros no futuro”, ressalta o diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes. 
 
O evento também contará com atrações culturais, brincadeiras, brindes, jogos, e ainda um show da banda FalaMansa, Banda Xenhemnhem  e a uma apresentação do humorista Amauri Juca.
 
Piauí
Um estudo da Fecomercio (PI), sobre o perfil de endividamento do consumidor piauiense, constatou que dos 445 mil entrevistados, 74,4% deles estão endividados. O motivo principal é a falta de controle financeiro, fato que estimulou a FEBRABAN a escolher o Estado para receber a Caravana Meu Bolso em Dia. 
 
O meio de pagamento mais utilizado para 59,8% dos entrevistados em compras a prazo é o cartão de crédito.Homens comprometem 38,6% da renda com dividas, porém as mulheres na faixa de 25 a 34 anos estão mais endividadas do que eles. Aproximadamente 60% dos entrevistados fazem orçamento de rendimento e de gastos, mas admitem que o controle não é eficaz. Apesar do alto índice de endividamento, a pesquisa também mostrou que apenas 5,5% desses consumidores estão inadimplentes e sem acesso ao crédito.
 
De acordo com dados do Relatório de Inclusão Financeira do Banco Central, o estado do Piauí possui mais de 2.613 pontos de atendimento, entre agências bancárias, postos de atendimento bancário, postos de atendimento eletrônico e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). Os correspondentes têm tido importante atuação, sobretudo em levar acesso a serviços financeiros básicos, como recebimentos e pagamentos, abertura e movimentações de conta.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais