Cidadeverde.com

SETUR busca apoio da UFPI para trabalhos no Cânion do Poty

Imprimir
A Secretaria de Turismo (Setur) e a Prefeitura de Buriti dos Montes estão buscando o apoio do Departamento de Arqueologia e Conservação Rupestre, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para realizar um trabalho de levantamento e organização dos sítios arqueológicos do município.


O secretário de Turismo, Sílvio Leite, o prefeito Francisco Soares e Claudiana dos Anjos da Superintendência do Iphan-PI se reuniram, nesta quarta-feira (7), com a coordenadora do curso Conceição Lages e professores da área para discutir a forma de parceria e o trabalho que pode ser desenvolvido no município.

Segundo Sílvio Leite, a Prefeitura de Buriti dos Montes, já vem buscando apoio, através de convênios com a cidade de Mação, em Portugal, para que seja realizado um levantamento dos sítios arqueológicos existentes à margem do rio Poti, por isso, a Setur resolveu intermediar o contato com os mestres da Universidade Federal do Piauí.

“A Setur reconhece o potencial arqueológico do município que ainda não foi explorado cientificamente e nem turisticamente. Entendemos que um caminho que pode ser trilhado pela Prefeitura de Buriti dos Montes é fazer um convênio com a Universidade Federal do Piauí que possui técnicos qualificados para realizar pesquisas e levantamentos que seriam a base para trabalhamos o turismo arqueológico no município”, disse.

Francisco Soares explicou aos professores que a Prefeitura, juntamente com a Setur, está trabalhando para criar uma estrutura mínima, que permita o trabalho de pesquisa, entre elas a estrada que liga o município a Cachoeira da Lembrada, projeto que está sendo executado com recursos do Ministério do Turismo.

Cânion do Rio Poty 

A professora Conceição Lages disse que uma equipe de professores e alunos do curso de arqueologia da UFPI estiveram no município no mês de fevereiro, onde passaram três dias no Cânion do Poti e ficaram impressionados com a riqueza do complexo arqueológico no local. “Não conheço nada igual como esse sítio que visitamos em Buriti dos Montes”, disse a professora. Segundo a docente, atualmente existem dois projetos de mestrado do curso de arqueologia que estão sendo desenvolvidos com base no material arqueológico do município e que o departamento tem muito interesse em realizar pesquisas na região.

“Voltaremos ao município no próximo mês, para continuar o levantamento de gravuras e temos todo interesse em trabalhar o local como um sítio escola, dentro do nosso departamento”, disse.

Ao final da reunião, ficou definido que a Coordenação do Curso de Arqueologia irá preparar um projeto de parceria com o município e que de imediato será feito um diagnóstico do local que será apresentado em 30 dias para a Prefeitura e a Secretaria de Turismo.

A próxima reunião de trabalho acontecerá dia 14, às 14h, no Departamento de Arqueologia e contará com técnicos da Setur, Prefeitura de Buriti dos Montes, Iphan, e professores e alunos do curso de arqueologia.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais