Cidadeverde.com

Equipe de Recife ainda é aguardada para perícia nos destroços do avião

Imprimir
Um perito da Polícia Civil de Teresina visitou nesta quarta-feira (7) o local onde o avião monomotor caiu na manhã de ontem. A tragédia deixou três mortos, entre Xavier Neto, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI. A aeronave foi encontrada em local de difícil acesso na zona rural de Eliseu Martins, 498 quilômetros ao Sul da capital. Peritos de Recife/PE ainda são aguardados. 

Foto: Vanilson Medeiros/Notícias de Canavieira

O delegado de Canto do Buriti, Eduardo Aquino Araújo, que realiza as primeiras investigações, informou que o perito já retornou na tarde desta quarta-feira para Teresina. "Nós vamos aguardar o resultado da perícia", disse.

As primeiras informações dão conta de que a perícia descartou a explosão da aeronave no ar, como chegou a ser cogitado. A versão de uma pane foi apontada. No entanto, um piloto da Polícia Militar que foi ao local levantou a hipótese de que a asa esquerda do avião pode ter tocado em um morro e se soltado. O mal tempo também pode ter contribuído para a tragédia. 

Matérias relacionadas
Pilotos debatem sobre a segurança na aviação civil, após acidente 
Piloto da PM descarta que aeronave de Xavier Neto tenha explodido no ar 
Amigos e familiares dão último adeus a Xavier Neto durante sepultamento 
Emoção marca despedida do auditor Jaime Amorim no auditório do TCE 
Vaga de Xavier Neto será indicada pela Alepi, diz presidente do TCE 
Conselheiros tentaram impedir que Xavier Neto fosse de avião 
Família de piloto acredita que mau tempo causou queda 
Políticos comparecem em peso ao velório de Xavier Neto na Alepi 
Governador e secretária vão a velórios e consolam familiares 
Deputados lamentam tragédia aérea no Piauí na Câmara e pelo Twitter 
Governo decreta luto de 3 dias após tragédia com conselheiros do TCE-PI 
Avião de Xavier Neto cai no Sul do PI e populares acham corpos

Equipe de Recife
Enquanto isso, a equipe do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Seripa II -, enviada pela Aeronáutica de Recife/PE, ainda é aguardada no Sul do Piauí. Policiais Militares guardam o local para evitar que a cena do sinistro seja modificada até a chegada dos peritos. 

Xavier Neto, uma das vítimas da tragédia

O Seripa II é vinculado ao Cenipa - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos -, que emitirá um relatório sobre o acidente após o término das investigações. De acordo com o órgão, o trabalho não tem prazo para acabar e é realizado sob sigilo. Os dados serão encaminhados posteriormente para a Agência Nacional de Aviação Civil - Anac - e servirão para emitir normas de segurança no espaço aéreo brasileiro ou tomar medidas administrativas que responsabilize alguém ou algum órgão pela tragédia, se for o caso. 

Um inquérito da Polícia Civil também poderá ser instaurado, caso o laudo pericial indique que houve responsabilidade na tragédia de outro que não seja tripulante. O delegado de Canto do Buriti ainda deve conversar com a cúpula da segurança pública do Piauí para avaliar quais medidas serão tomadas. 

Despedida
Xavier Neto foi velado na Assembleia Legislativa e sepultado no cemitério Jardim da Ressurreição no início da tarde desta quarta-feira. O auditor Jaime Amorim, que o acompanhava na aeronave, foi velado no TCE-PI e enterrado no cemitério Recanto da Saudade. O piloto Edivaldo Sousa foi levado para sepultamento no município de Altos-PI.

O governador Wilson Martins decretou luto oficial de três dias por conta da tragédia. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais