Cidadeverde.com

Artesanato melhora a renda de mulheres em municípios do Piauí

Imprimir
O artesanato é uma atividade manual em que o artesão utiliza técnicas já definidas e até mesmo a criatividade para criar várias peças. A atividade é lucrativa e pode melhorar a renda de mulheres de pequenos municípios. Em alguns casos, também é usado para relaxamento e serve para descarregar energias.

Oficina com Idosas (Foto: Arquivo pessoal)

Mônica Costa é artesã e ministra curso e oficinas de artesanato. Peças como havaianas, caixas de bijouterias, bijouterias, suporte  e decoração  de  panos de pratos e oratórios são feitos pela artesã. Ela informa que as técnicas para produção das peças não são difíceis e que o trabalho é rendável.

“A havaiana é um produto muito vendável, a mulher é vaidosa e gosta de acessórios . A caixa de bijouterias também é fácil. A mulher, geralmente, é mais organizada e gosta de detalhes. Quem gosta de presentear pode fazer também pano de prato ou a caixinha de  suporte. Pode ser um presente de casamento, dia das mães ” , relata Mônica.

 

A artesã destaca que o material varia  o preço e muitas vezes pode ser reaproveitado para fazer outros produtos, mas garante retorno financeiro. Nos primeiros meses , é preciso que a artesã seja cautelosa  e  aproveite os primeiros valores  para investir em materiais.

Durante os cursos e oficinas que ministra em  municípios piauienses, Mônica nota o entusiamo das alunas  e boa parte das mulheres que participam  quando terminam acabam colocando um negócio ou vendendo as peças em casa para amigos .

No Brasil, homens e mulheres tem buscado investir em negócios próprios. Pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor aponta que 50,7% dos investidores são homens, mas as mulheres também possuem destaque com 49,3%.

Mônica afirma que a criatividade é a principal matéria-prima para a produção de peças artesanais. As peças devem ser personalizadas.

“Muita coisa do que faço já é fruto da minha criatividade tenho que desenvolver o produto. Caso alguém me contrate para fazer tenho que ser criativa e melhorar a ideia. Um botão, uma flor de tecido, um laço fazem a diferença na finalização do produto”, argumenta.

O artesanato está para todas as idades. Em dezembro do ano passado, Mônica ministrou curso de produção de oratório no município de Barro Duro. O público- alvo foram idosas que durante as atividades relaxaram e esqueceram até os trabalhos domésticos de suas residências.

“O artesanato tem um jogo com o psicológico. Tudo o que eu faço é com carinho. Esqueço o tempo. Já aconteceu um caso em que sentei para fazer umas peças e escutei o mesmo cd o dia inteiro, pois este trabalho  relaxa,  deixa a pessoa concentrada”, recomenda  a artesã.

O município interessado em levar oficinas ou cursos de artesanato podem entrar em contato com Mônica Costa através do telefone 9981-4664.  Ténicas decoupage em tecidos, madeira, havaiana, caixas, latas,oratórios, flores em alto relevo e craquelado (técnica que envelhece peças com o dourado ou prata são algumas das técnicas ministradas.

Fonte: APPM
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais