Cidadeverde.com

Polícia prende família de "Ventão" e descobre "quartel do tráfico"

Imprimir
Nove pessoas foram presas nesta quinta-feira (8) durante a Operação Suricate, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí em Teresina. A ação buscava localizar Anderson Cleiton Alves da Silva, 32 anos, conhecido como "Cleiton Ventão", famoso nacionalmente após um vídeo divulgado na imprensa no qual ele aparecia em uma festa supostamente distribuindo papelotes de maconha. Na ação de hoje, a mãe, a esposa e o cunhado de Cleiton foram detidos e um quarteirão de 20 casas sequestrado pela Justiça. O local foi apelidado de "quartel do tráfico".

Cleiton Ventão.

Segundo a polícia, Cleiton Ventão é suspeito de usar o dinheiro do tráfico na compra de imóveis, que também eram usados na distribuição das drogas. O quarteirão fica no bairro Primavera, zona Norte, onde a ação ocorreu. 

Matérias relacionadas

Samuel Silveira, titular da delegacia de entorpecentes, acredita que o volume de provas obtidas ao longo de 10 meses de investigação é o maior até agora contra Cleiton Ventão, preso em outras duas oportunidades. "Nunca se conseguiu tantas provas como agora contra Cleiton Ventão. E é um compromisso da polícia perseguí-lo diuturnamente até achá-lo", declarou. 

Fotos: Geísa Chaves e Helder Sousa/Cidadeverde.com
Durante ação, viatura foi usada para isolar acesso à residência investigada.

De acordo com o delegado, a organização criminosa atuava de forma diferenciada, principalmente entre 11h e 13h. O movimento terminava por volta de 18h. 

Entre os presos está Elisson "Maguim". Ele seria o gerente do tráfico e número 2 da organização criminosa. Já o cunhado de Cleiton é suspeito de cuidar do "buraco", o local onde a droga era distribuída em cerca de 10 minutos pelos boqueiros. Maguim seria o responsável por tal movimentação. 

Multidão acompanhou desenrolar dos fatos no bairro Primavera.

Veja a lista dos presos
Maria Alves da Silva - mãe de Cleiton
Edicleides Pereira da Silva - esposa de Cleiton
Alexsandro Pereira da Silva - cunhado de Cleiton
Pedro dos Santos Silva
Gilson Pereira da Silva
Adriano
Elisson Costa - "Maguim"
Marciel Fernando dos Santos
Marcos Antônio Carvalho


A Operação Suricate
A operação foi batizada em referência ao mamífero nativo da região desértica do Sul da África. Na natureza, ele vigia e protege as crias da comunidade, alertando para a chegada de predadores, algo parecido com os olheiros da suposta organização de traficantes comandada por Cleiton Ventão. O animal se tornou popular em todo o mundo com a personagem Timão, que formava dupla com Pumba no filme "O Rei Leão".



A ação foi coordenada pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes - Depre - e Núcleo de Inteligência e Comissão Investigadora do Crime Organizado - Cico.

O juiz da 7ª Vara Criminal de Teresina, Almir Abib Tajra Filho expediu 20 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, a serem cumpridos por aproximadamente 80  policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de diversas unidades da Polícia Civil, com apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais - GATE.



Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais