Cidadeverde.com

Novos presídios vão aumentar capacidade carcerária do Piauí

Imprimir
Durante a inauguração da Sala de Adovogados na Major César, o secretário de Justiça, deputado Henrique Rebêlo, comentou sobre as ações que estão sendo desenvolvidos para resolver a superlotação no sistema carcerário do Piauí. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Segundo o secretário, com a abertura de novos presídios, previstos para 2012, a previsão é ampliar em mais de 500 vagas a capacidade carcerária do Estado. "A penitenciária do Esperantina já está na fase final de conclusão e tem capacidade para 80 presos. Na Casa de Custódia com a construção de mais dois pavilhões também teremos mais 80 vagas". 


Henrique Rebêlo disse que está aguardando a liberação de recursos pelo Ministério da Justiça para dar início às obras de novas unidades prisionais em Parnaíba e Floriano. "Com o início destas obras, a previsão é de mais 240 vagas. Nossa expectativa é inicia-las ainda este ano".


Em relação da nova penintenciária que está sendo construída dentro da área da Major César, o secreta´rio afirmou que está aguardando parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre o andamento da obra. "Tivemos problemas com a construtora que ganhou a licitação, mas aguardamos que a PGE nos dê uma posição sobre a obra. A unidade tem capacidade para 140 presos", afirmou. 


Quando perguntado sobre as medidas para evitar a fuga de presos, o secretário disse que a prioridade é recaptura-los. "Através do serviço de inteligência estamos tentado recapturar os fugitivos", disse o secretário. 


Por Sana Moraes (especial para o cidadeverde.com)


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais