Cidadeverde.com

Secretaria suspende edital do concurso da Polícia Civil do Piauí

Imprimir
A Secretaria de Segurança  suspendeu o edital do concurso da Polícia Civil que iniciaria as inscrições na próxima segunda-feira(19). A suspensão será para alterar o conteúdo programático das provas, para entrar noções de Direito. 


O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), organizador do concurso, afirma que dependendo do tamanho da mudança pode haver alteração no cronograma de execução do certame. 

O pedido foi feito pelo Sindicato e Associação dos Policiais Civis do Piauí numa reunião realizada ontem(14), ao secretário de Segurança, Robert Rios. As entidades de classe alegaram ao secretário de Segurança que os conteúdos programáticos das provas, sem exigir matérias de Direito, não condiziam com a realidade dos trabalhos realizados pela polícia judiciária, que lida no dia-a-dia com a tipificação de condutas criminais e com as garantias constitucionais que todo cidadão possui.

Reunião entre entidades e o secretário realizada ontem

O presidente do Nucepe, professor Francisco Canindé, confirmou que a Secretaria de Segurança entrou em contato com o Núcleo perguntando sobre a possibilidade de alteração no edital. 

“Nós dissemos que é possível, já que a instituição que realiza o concurso é quem sabe o que deve cair nas provas, pois ela é quem sabe o perfil do profissional que quer para trabalhar. Quando nos contrataram não queriam disciplinas de Direito, fizemos o edital, enviamos para eles analisaram e eles concordaram e lançaram, agora me parece que querem mudar. O concurso é deles e podem mudar, só estamos aguardando uma comunicação formal do fato”, destacou Francisco Canindé. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria de Segurança que confirmou apenas a possibilidade de alteração no edital, mas disse que o concurso não será suspenso, numa reunião na Secretaria. 

Nota da Secretaria de Segurança:

Para atender a sugestões dos Sindicatos de Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Piauí, a Secretaria Estadual de Segurança decidiu suspender o edital do Concurso Público para o preenchimento de vagas nos cargos de Agente de Polícia Civil de 3ª Classe, Escrivão de Polícia Civil de 3ª Classe, Perito Criminal de 3ª Classe, Perito Médico Legal de 3ª Classe, Perito Odonto-Legal de 3ª Classe, e Perito Papiloscopista de 3ª Classe, do quadro da Polícia Civil.

O concurso traz ainda vagas para os cargos de Agente Técnico de Serviços e Agente Superior de Serviços, do quadro de Pessoal Efetivo Técnico e Administrativo da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí.

O novo edital deve ser divulgado ainda esta semana e o secretário Robert Rios garante que os prazos continuam os mesmos. "A Secretaria resolveu aprimorar o edital do concurso, mas a data do mesmo está mantida", garante o secretário.

A fase correspondente ao Curso de Formação, para ingresso nos cargos da Polícia Civil, ficará sob responsabilidade da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL).

A Prova Escrita Objetiva, com duração de quatro horas, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os cargos, será realizada no dia 6 de maio de 2012 (domingo), no horário de 8h30min às 12h30min (horário do Piauí), na cidade de Teresina-PI.



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais