Cidadeverde.com

Agespisa: 50% da água produzida no Piauí é desperdiçada

Imprimir
No Dia Mundial da Água, o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, afirmou, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (22), que os números relacionados ao disperdício de água são alarmantes no Piauí. Segundo ele, 50% do que é produzido é desperdiçado.


"É um número que nos preocupa. 50% de tudo que produzimos é desperdiçado. Isso acontece por conta dos jacarés [furtos de água] que as pessoas fazem em casa, por conta de vazamentos e tubulações antigas", explicou o gestor.

Raimundo Neto destacou que a meta é chegar a apenas 20% de desperdício. "Temos um longo caminho pela frente. Para chegar à meta estamos investindo mais de R$ 20 milhões na troca de tubulações velhas".

Exemplo de economia

A TV Cidade Verde mostrou o exemplo de Francisca Tupinambá, uma consumidora de água consciente, que dá dicas de como preservar um bem tão precioso.

"Antes mesmo de jogar água nos pratos, passo um papel toalha. Além disso, reaproveito a água da lavagem de louça para limpar a área externa da casa. A água que fica da máquina de lavar eu uso para limpar os banheiros", relata.

Francisca sugere que a Agespisa promova palestras em escolas públicas para ensinar as crianças desde cedo. "Devagar a gente consegue convencer as pessoas a preservarem a água", espera.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais