Cidadeverde.com

Síndrome de Down: Maurício lança gibi

Imprimir
Quando Tathiana Piancastelli tinha 6 anos e adorava as histórias da Turma da Mônica, ela jamais poderia imaginar que serviria como inspiração para a criação de um personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa.


Agora, aos 24 anos, a jovem que mora em Campinas, que tem síndrome de Down, vai poder ver a Tati — sua versão no gibi — interagindo com a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e companhia. Isso por causa do lançamento da revistinha Viva as Diferenças!, criação do Instituto Mauricio de Sousa em parceria com o Instituto Meta Social. A nova personagem foi lançada nesta terça-feira ( 21), Dia Internacional da Síndrome de Down.

“Não é uma homenagem à Tathiana, mas sim a todas as pessoas com síndrome de Down. A personagem é representante de todas as crianças com a síndrome”, enfatiza Patrícia Piancastelli, mãe de Tathiana e coordenadora de projetos do Instituto Meta Social, organização não-governamental dedicada a inclusão da pessoa com deficiência. 

A primeira tiragem do gibi será de 165 mil exemplares, que serão distribuídos em consultórios pediátricos de todo o Brasil. “É uma revista com caráter pedagógico e está bem alinhada com aquilo que queremos: informar as pessoas sobre o que é a síndrome de Down. O desconhecimento gera o preconceito.”

O primeiro contato de Tathiana com Mauricio de Sousa foi aos 6 anos, quando ela participou de um concurso para conhecer o estúdio dele. Anos mais tarde, em campanhas institucionais dentro das revistinhas da Turma da Mônica, surgiu pela primeira vez o desenho de uma menina com Síndrome de Down, mas tratava-se de algo meramente ilustrativo. 


A ideia da personagem Tati foi amadurecendo aos poucos e quando o cartunista resolveu produzir uma edição especial dedicada ao assunto, resolveu inspirar-se em Tathiana: “Fiquei muito feliz e surpresa. Meu coração quase saiu pela boca quando vi o resultado”, conta a jovem.

A expectativa agora é a respeito da possibilidade de que Tati passe a fazer parte das aventuras da turma e torne-se uma nova personagem das revistas do Estúdio de Maurício de Sousa. “Ainda não tem nada certo, mas ele demonstrou que tem a intenção. Mas nós sabemos que existe um grande estudo antes de lançar um personagem”, afirma Patrícia.

Assim como Tathiana, a personagem Tati é bastante desinibida e interage com toda a turma com facilidade. Se a Mônica tem o inseparável coelhinho de pelúcia Sansão, Tati ganhou um companheiro muito parecido, o Teobaldo. “Gostei muito do coelhinho. Tanto que fiz minha mãe comprar um desses para mim”, revela Tathiana, segurando o bichinho de pelúcia.

Perseverança
Assim como qualquer pessoa da sua idade, a jovem Tathiana se divide entre várias atividades. Trabalha como auxiliar num salão de beleza e numa clínica de fisioterapia, cursa o supletivo, faz aulas de teatro e ainda é representante social do Instituto Meta Social. “Meu sonho é fazer a faculdade de artes dramáticas. Quero ser atriz”, assegura.

A mãe comemora os avanços na luta contra o preconceito às pessoas com síndrome de Down e elogia a postura da filha diante da vida. “Acho muito bonito a perseverança que ela tem. Nós sempre a tratamos igual aos nossos outros filhos e acreditamos no potencial dela. E isso é muito importante para o desenvolvimento dela”, aponta Patrícia.


Lançamento 
O lançamento da revista Viva as Diferenças! aconteceu nesta terça-feira (21) durante o simpósio Síndrome de Down — Cinquentenário da Trissomia do 21, no Memorial da América Latina, Zona Oeste da Capital. O evento é realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (Cepec) e o Hospital Infantil Darcy Vargas, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A data marca o Dia Internacional da Síndrome de Down e os 50 anos de descoberta da síndrome como alteração genética. 

O evento é coordenado pelo médico especialista Zan Mustacchi, diretor clínico do Cepec e contará com 20 profissionais. Serão abordados avanços em relação ao atendimento da pessoa com Síndrome de Down. 

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que apoia o evento, lança o Programa Complementar de Imunizações para Pessoas com Síndrome de Down, incluindo os brasileiros com a síndrome no calendário especial de vacinação.

A Associação Mais 1 também lançará o Guia do Bebê com Síndrome de Down, livro que tem a finalidade de ajudar os pais a lidar com as dúvidas, o medo e a insegurança que surgem quando descobrem que seus filhos são portadores da síndrome. O livro será distribuído gratuitamente em hospitais e maternidades. 

Fonte: Meu Jornal

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais