Cidadeverde.com

Rebelião na Custódia chega ao fim após 5h; Negociações são mantidas

Imprimir
Atualizada às 22h40

A rebelião na Casa de Custódia encerrou às 22h35min desta quinta-feira, após 5 horas de motim. Estiveram no presídio, o promotor de Justiça, João Benigno e a juíza das Execuções Penais, Elisabete Maria Marchetti. A coronel Júlia Beatriz também foi acionada e informou que a rebelião foi contida.


A juíza Elisabete Marchetti informou que vai intermediar uma negociação nesta sexta-feira às 9h para evitar novas rebeliões. Os presos se negavam a entrar nas celas e reivindicavam o retorno das visitas. Com a greve dos agentes penitenciários, que dura uma semana, os detentos não puderam receber visitas. A comissão vai tentar convencer os grevistas deixarem entrar parentes dos presos na Custódia. 

O capitão Anselmo Portela informou que a negociação será com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, a juíza e representantes dos presos.
Durante as negociações um poste em frente à Casa de Custódia explodiu e faltou energia dentro do presídio. O promotor João Benigno confirmou que faltou energia durante as negociações com os detentos. Ao sair o promotor reclamou da falta de estrutura no presídio. 


Atualizada às 21h27

A direção da Casa de Custódia pediu reforço de equipes do Corpo de Bombeiros e do Canil da Polícia Militar para conter a rebelião que teve início na tarde desta quinta-feira. A coronel Júlia Beatriz está no local e conversa com familiares que estão na porta do presídio pedindo informações.

As famílias temem que os presos estejam feridos. A coronel Júlia informou os parentes dos presos que não há feridos durante o motim. Ela pediu também que os familiares se afastem dos portões para evitar problema.  


Atualiza às 17h37

Detentos da Casa de Custódia de Teresina iniciaram um motim por volta das 17h desta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho.


“O que sabemos até o momento é que detentos dos pavilhões B e C estavam muito agitados o dia todo. Eles passaram a tarde batendo pratos e objetos de metais nas grades, além de gritarem bastante”, informa o presidente do Sinpoljuspi.

Há informações, também, de que colchões foram queimados nas unidades prisionais. De acordo com o capitão do grupamento Rone, Fábio Abreu, viaturas foram encaminhadas para o presídio na intenção de contribuir com o controle do caso.

“Um dos possíveis motivos para a tentativa de motim é o fato de que os presos estariam reclamando pela falta das visitas íntimas. Elas foram suspensas devido a greve dos agentes penitenciários no Estado”, disse Vilobaldo Carvalho.


Viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando de Policiamento da Capital também foram encaminhados para a Casa de Custódia. 

Por volta de 20h, o Sinpoljuspi anunciou, pelo Facebook, que faltou energia elétrica na Casa de Custódia. O presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB/PI, Lúcio Tadeu, foi ao local para ajudar nas negociações e encerrar o motim.


Motim na Irmão Guido
Um princípio de rebelião também foi registrado na Penitenciária Irmão Guido na tarde desta quinta-feira (29). Os detentos que estavam tomando banho de sol teria se recusado a voltar para as celas.

Ampliada às 20h16

Lívio Galeno e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais