Cidadeverde.com

Médicos denunciam: Piauí precisa ter mais que o dobro de UTIs

O presidente da Sociedade de Terapia Intensiva, Kelson Veras, esteve nesta terça-feira (03) no programa Jornal do Piauí e confessou que os médicos intensivistas têm que escolher todos os dias qual vida salvar por falta de UTIs. O gestor também explicou que não basta apenas ter leitos de Unidade de Terapia Intensiva. É necessário que se tenha profissionais qualificados.
 
“Imagine só para nós profissionais como é um sofrimento angustiante ter que escolher, pois estamos lidando com vidas. A nossa escolha se dá através de uma avaliação do quadro clínico do paciente que esteja num estado mais grave”, confessou Kelson Veras.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, para cada dez mil habitantes seriam necessários três leitos de UTIs. “O Piauí possui três milhões de habitantes, então seriam necessários de 300 a 900 leitos. Hoje no Piauí há 135 UTIs adultos, sendo 77 no interior”, informou o gestor.
 
Kelson Veras acredita que um dos problemas enfrentados no sistema de saúde é a falta de profissionais qualificados. “Imagina uma pessoa que não é qualificada tendo que manipular máquinas com tecnologia avançadas, bem como medicamentos que tem a dosagem certa”, diz.

O presidente entende que se houvesse um sistema de gerenciamento mais eficaz nos leitos de UTIs que atendem ao SUS (Sistema Único de Saúde) alguns problemas poderiam ser solucionados.

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais