Cidadeverde.com

Preso pela PF por fraude no IR é ex-funcionário da Receita

Imprimir
O delegado da Polícia Federal, Wellington Santiago, afirmou que o preso de iniciais F.N. de A., acusado de chefiar uma quadrilha especializada em aplicar fraudes em Imposto de Renda, se aproveitou de pequenas falhas na Receita Federal e considerou que possa haver outros envolvidos. 

De acordo com o delegado, o acusado é ex-servidor da Receita Federal e portanto tinha conhecimento técnico do funcionamento do órgão. No momento em que a PF chegou à casa de F.N.de A., localizada no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, encontraram sobre a mesa várias cópias de documentos ao lado de um notebook. A suspeita é de que o acusado estivesse praticando as fraudes naquele momento. 

“Em uma primeira fase, eles investigavam pessoas de alta renda, pegavam seus dados, abriam uma conta em um banco e em seguida faziam a declaração da restituição do Imposto de Renda. Em uma segunda etapa passaram a criar pseudos contribuintes”, contou o delegado.

A Polícia Federal iniciou a investigação no ano de 2010, após várias denúncias de pessoas que caíram na malha fina por conta das fraudes. “Um funcionário do Senado Federal caiu na malha fina e, nas investigações, descobriu-se que supostamente ele tinha aberto uma conta na Caixa Econômica de Timon-Ma. Esse é um exemplo de vítimas da fraude. A maioria delas era de fora do Estado”, destacou Wellington Santiago. 

O acusado afirmou que foi demitido da Receita Federal por abandono de serviço, entretanto foi descoberto que ele respondia pelo menos dois processos por improbidade administrativa. 

Em 2011, durante a operação Hiena foram presas nove pessoas, mas todas já estão soltas. A prisão de F. N. de A. é preventiva. 

A prisão de F.N de A. foi determinada pela 2ª Vara da Justiça Federal no Piauí, que também expediu mandado de busca e apreensão cumprido pela PF. Até hoje foi apurado o montante de R$ 1,22 milhão em valores desviados pela fraude, sendo que R$ 500 mil já foram sacados. 


Flash de Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais